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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 1645-4464
Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.3 Lisboa jul. 2008
As motivações no trabalho voluntário
Marisa Ferreira1, Teresa Proença2 e João F. Proença3
RESUMO: Este artigo revê e discute a literatura sobre as motivações dos voluntários para doarem o seu tempo às Organizações Não-Governamentais (ONG). Quanto melhor uma organização conhecer os voluntários, mais essa organização poderá ir de encontro às necessidades e expectativas desses mesmos indivíduos. Por isso, compreender as motivações que podem levar um indivíduo a doar o seu tempo a uma determinada organização é relevante na gestão das ONG. Primeiro, o artigo discute o estado da arte do voluntariado formal e as motivações dos voluntários não dirigentes. Apresenta-se uma pesquisa a bases de dados bibliográficas, que inclui revistas especializadas na investigação de voluntariado. Depois, o artigo mostra e compara os diferentes tipos de motivações associadas ao trabalho voluntário e propõe uma tipologia que agrupa as motivações dos voluntários em quatro tipos: altruísmo, pertença, ego e reconhecimento social e aprendizagem e desenvolvimento. Por fim, efectua-se uma análise que indica três lacunas na literatura das motivações dos voluntários que justificam investigação adicional: a omissão de diferenças entre as motivações relacionadas com a «atracção» versus a «retenção» dos voluntários; a focalização das investigações no contexto norte-americano e australiano; e a ausência de análises comparativas que relacionem as motivações por tipos de ONG.
Palavras-chave: Motivações, Voluntários, ONG, Organizações Não Governamentais
TITLE: Motivations in volunteer work
ABSTRACT: This research intends to critically review and discuss literature about volunteers’ motivations to donate their time to NGO’s. The more an organization knows its volunteers, the better this organisation will be able to meet the needs and expectations of these individuals. Therefore, to understand motivations that can make individuals donate their time to a certain organisation is an important issue for NGO’s management. Firstly, this paper examines the state-of-the-art in formal voluntarism and the motivations associated with the work of direct service volunteers. We illustrate the results of an analysis conducted in bibliographical databases that include specialised journals in voluntarism research. This discussion is followed by a presentation of a typology that organises different volunteers’ motivations in four groups: altruism, belonging, ego and social recognition and learning and development. Finally, three gaps in the literature of volunteers’ motivations that can justify additional research are identified: omission of differences between motivations related with volunteers’ ‘attraction’ versus ‘retention’; focus of the investigations in North American and Australian contexts; and absence of comparative analyses that relate motivations by NGO types.
Key words: Motivations, Volunteers, NGO’s, Non Governmental Organisations
TÍTULO: Las motivaciones en el trabajo voluntario
RESUMEN: Este trabajo revisa y discute la literatura sobre las motivaciones de los voluntarios que donan su tiempo a las organizaciones no gubernamentales. Cuanto mejor una organización conoce a sus voluntarios, más esta organización puede ir más allá para satisfacer las necesidades y expectativas de estas personas. Por lo tanto, la comprensión de las motivaciones que pueden llevar una persona para donar su tiempo a una organización en particular es relevante en la gestión de las organizaciones no gubernamentales (ONG’s). En primer lugar, el artículo describe el estado del arte del voluntariado formal y las motivaciones de los voluntarios no dirigentes. Se presenta una búsqueda de bases de datos bibliográficas, que incluye revistas especializadas en la investigación sobre el voluntariado. A continuación, el artículo describe y compara los diferentes tipos de motivaciones relacionadas con el trabajo voluntário y propone una tipología que agrupa a las motivaciones de los voluntarios en cuatro categorías: el altruismo, la pertenencia, ego y el reconocimiento social y el aprendizaje y el desarrollo. Por último, un análisis que indica que tres lagunas en la literatura de la motivación de los voluntarios para justificar una investigación más a fondo: la omisión de las diferencias entre las motivaciones relacionadas con la “atracción” versus la “retención” de los voluntarios, el enfoque de las investigaciones en el contexto América del Norte y Australia, y la ausencia de análisis comparativas que relacionen las motivaciones por tipos de ONG’s.
Palabras clave: Motivación, Voluntarios, Las ONG’s, Organizaciones No Gubernamentales
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1Marisa R. Ferreira mferreira@estgf.ipp.pt
Doutoranda em Ciências Empresarias (especialidade Marketing e Estratégia), Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Equiparada a Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia Gestão de Felgueiras do Instituto Politécnico do Porto, Felgueiras, Portugal.
PhD Student in Business Management, University of Porto, Faculty of Economics. Assistant Professor, School of Management and Technology of Felgueiras, Polytechnic Institute of Porto.
Estudiante de doctorado de Economía (Univ. de Porto). Profesor Asociado en la Escuela de Gestión de la Tecnología de Felgueiras del Instituto Politécnico de Oporto, Felgueiras, Portugal.
2Teresa Proença tproenca@fep.up.pt
Doutora em Ciências Empresariais, Especialidade Gestão de Recursos Humanos, Universidade Católica Portuguesa. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
PhD in Human Resources Management, Portuguese Catholic University. Lecturer of Human Resource Management, University of Porto, Faculty of Economics.
Profesor Asistente, Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad de Porto, Porto, Portugal.
3João F. Proença jproenca@fep.up.pt
Doutor em Ciências Empresariais, Universidade do Porto. Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
PhD in Business Management, University of Porto. Senior Lecturer of Marketing, University of Porto, Faculty of Economics.
Profesor Asociado, Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad de Porto, Porto, Portugal.
Recebido em Maio de 2008 e aceite em Setembro de 2008.
Received in May 2008 and accepted in September 2008.