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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 1645-4464
Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.9 n.4 Lisboa out. 2010
Compreensões e motivos de disseminação do marketing viralde jovens internautas do Médio Vale do Itajaí - Santa Catarina
Carla Uler*, Giancarlo Gomes** e Rita Buzzi Rausch***
* Aluna de Pós-Graduação em Marketing na Univ. Regional de Blumenau FURB, Blumenau, SC, Brasil. carlauller@yahoo.com.br
** Doutorando em Administração na Univ. Regional de Blumenau FURB, Blumenau, SC, Brasil. giancarlo@pzo.com.br
*** Doutorada em Educação UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Administração da Univ. Regional de Blumenau FURB, Blumenau, SC, Brasil. rausch@furb.br
Resumo
O estudo teve por objetivo identificar as compreensões e os motivos que levam a disseminação do marketing viral de jovens internautas do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa classifica-se como quantitativa. Quanto aos objetivos é exploratória, e também quanto aos procedimentos de levantamento ou survey. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os sujeitos foram 52 jovens com idade entre 17 e 30 anos, que utilizam a Internet e que residem no Médio Vale do Itajaí. Conclui-se que a grande maioria desconhece a estratégia viral, mas parte significativa dos pesquisados assumiu repassar mensagens a outras pessoas. O s resultados da pesquisa evidenciaram também que as mulheres são mais predispostas do que os homens a encaminhar as mensagens. Contudo, é oportuno salientar que o conteúdo dos e-mails é fundamental e as mensagens devem levar em conta os interesses e necessidades das mulheres. No que se refere às narrativas que são bem sucedidas ao público pesquisado, conclui-se que a mensagem viral deve passar uma linguagem familiar ao internauta. Os pesquisados estão mais interessados no que a mensagem transmite a eles. Se eles gostarem vão retransmitir, caso contrário, não. A mensagem precisa ter apelos que incentivam a disseminação. O humor é a narrativa que obtêm mais sucesso entre os jovens internautas.
Palavras-chave : Word-of-Mouth, Marketing Viral, E-mail
Understandings and reasons for the spread of young Internet users viral marketing in Itajaí Middle Valley Santa Catarina
Abstract
The study aimed at identifying and understanding the reasons for the spread of young Internet usersviral marketing in Itajaí Middle Valley, Santa Catarina, Brazil. The survey is classified as quantitative. As for the objectives and survey procedures it is exploratory. Data were collected by means of a questionnaire. The subjects were 52 young people aged between 17 and 30, using the Internet and living in Itajaí Middle Valley. It has been concluded that the majority ignores the viral approach, but a significant portion of respondents admitted to forward messages to other people. The survey results also showed that women are more likely to forward messages than men. However, it is worth noting that the contents of e-mail messages is crucial and must take into account the interests and needs of women. With regard to the narratives which are successful to the public surveyed, it appears that the viral message must transmit a language familiar to Internet users. Respondents are most interested in what the message transmits to them. If they like it, they will forward it, otherwise they wont. The message needs to have appeals which encourage its spread. Humor is the most successful narrative among young Internet users.
Key words: Word-of-Mouth, Viral Marketing, E-mail
Entendimientos y razones para la propagación del marketing viral por jóvenes usuarios de Internet del Vale do Itajaí Santa Catarina
Resumen
El objetivo del estudio fue identificar y comprender las razones por las cuales llevan a la difusión del marketing viral en los jóvenes usuarios de Internet en el Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. La encuesta se ha clasificado como cuantitativa. En cuanto a los objetivos es exploratorio, y también sobre los procedimientos de encuesta o survey. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario. Los sujetos fueron 52 jóvenes de edades comprendidas entre 17 y 30 años, que usan Internet y que residen en el Médio Vale do Itajaí. Se concluye que la mayoría ignora el enfoque viral, pero una porción significativa de los encuestados asume que pasa mensajes a otras personas. Los resultados de la encuesta también mostró que las mujeres son más propensas que los hombres para reenviar los mensajes. Sin embargo, cabe señalar que el contenido de mensajes de correo electrónico es fundamental y debe tener en cuenta los intereses y necesidades de las mujeres. En cuanto a las narraciones que tienen éxito en el público encuestado, parece que el mensaje viral debe pasar un lenguaje familiar para los usuarios de Internet. Los encuestados están más interesados en el mensaje que transmiten. Si les gusta lo reenviaran caso contrario, no. El mensaje tiene que tener recursos que fomentan la propagación. El humor es la narrativa que más éxito tiene entre los jóvenes usuarios de Internet.
Palabras-clave: Word-of-Mouth, Marketing Viral, E-mail
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Recebido em Julho de 2010 e aceite em Dezembro de 2010.
Received in July 2010 and accepted in December 2010.