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Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.5 Lisboa 2005
Emancipação, ruptura e inovação: o focus group como instrumento de investigação
Carla Galego* & Alberto A. Gomes**
Pretendemos, neste artigo, clarificar e reflectir sobre a génese e a natureza do focus group e sobre sua aplicabilidade no campo investigativo das ciências sociais e, em particular, da Sociologia.
Assim optamos por uma descrição do focus group, ou seja, pelos aspectos históricos da sua concepção e da sua aplicabilidade inicial. A seguir, uma re?exão sobre a sua inserção no quadro das metodologias investigativas considerando as relações que se estabelecem entre investigador e investigados.
Neste sentido, cabe identificar se essa alternativa pode ser considerada uma técnica ao serviço da investigação ou se, por outro lado, ultrapassa esse limite e pode ser classificada como um método de investigação.
Finalmente, apresentamos uma re?exão acerca de sua operacionalização no quadro das ciências Sociais, tendo em vista a opção por uma abordagem qualitativa dos fenómenos sociais.
Emancipation, rupture and innovation: the “focus group” as an investigation tool
In this paper we aim at clarifying and reflecting on the origin and nature of the “focus group” and its applicability to research in Social Sciences, particularly in Sociology. Thus we have opted for a description of the “focus group”, that is, the historic aspects of its creation and its initial applicability. Then a reflection follows on its introduction within the framework of research methodologies by considering the relationships established between the researcher and the researched. In this context the need arises to clarify whether that alternative can be considered a technique serving the investigation or whether, alternatively, it goes beyond that limit and may be considered a research method. Finally we will present a reflection on its implementation within Social Sciences with a view to opting for a qualitative approach to social phenomena.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
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* Socióloga, Assistente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Membro da UID Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos.
** Sociólogo, Professor da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente, Brasil. Membro associado da UID Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, da Universidade Lusófona, Lisboa.
Correspondência
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
UID Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos
Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa - Portugal
O presente artigo constitui parte de uma pesquisa realizada no âmbito do Projecto Educando o cidadão global: globalização, reforma educacional e políticas de equidade e de inclusão em 12 países. O caso português, ?nanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Programa POCTI ( POCTI/CED/56992/2004).
Mais Informação disponível em: http://www.paulofreireinstitute.org e http://www.uid-opece.net"