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Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.5 Lisboa 2005
Maria Zorzi (2004)
Liderança pedagógica e Projeto Educativo. Um estudo de caso
Orientação:
Prof.ª Doutora Zita Ana Lago Rodrigues
As aceleradas mudanças, provocadas pelo mundo contemporâneo, têm tornado complexa e desafiadora a tarefa educativa. A escola, espaço privilegiado do saber elaborado, terá que aprender a administrar as inovações, os conflitos e os confrontos do mundo globalizado, garantindo a formação da pessoa em todas as dimensões. Ciente disso, a pesquisa visa clarificar e aprofundar os impactos da liderança pedagógica no Projeto Educativo e no processo de formação da autonomia do aluno, e, como tornar as práticas de liderança, que dão consistência a este projeto, cada vez mais eficientes e eficazes. Aborda, fundamentando-se em teóricos, a questão da liderança pedagógica, do Projeto Educativo e da ação educativa - da teoria à prática - formando para a cidadania.
Trata-se de um estudo de caso, numa instituição que atende alunos de Educação Básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio - há quase nove décadas. Entendeu-se como viável uma amostragem de 10 % de alunos (100 alunos) e 10 % de professores (8 professores), sendo que, nas duas amostragens foram contemplados alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos perpassam do contato e da caracterização da Instituição à definição da amostragem, construção e aplicação dos instrumentos, levantamento, análise e interpretação de dados e considerações finais.
A constatação do comprometimento dos que fazem parte da Instituição pesquisada, sejam eles professores, alunos e outros que compõem a comunidade educativa, aliados ao dinamismo e à abertura da Direção da instituição, evidenciam que a formação integral do aluno - autónomo e cidadão - gera satisfação, envolvimento, crescente busca, integração de esforços, forjando o alcance de objetivos e metas. Novos espaços são conquistados, ampliando o saber, o saber fazer, o saber ser e o saber conviver; conseqüentemente, o fortalecimento da pessoa autônoma e cidadã é manifesto no dia-a-dia, permitindo avanços que geram transformação social e crescente qualidade de vida em todas as dimensões (psicológica, espiritual, física e intelectual). Os resultados apontam para a confirmação de que a liderança pedagógica, comprometida com a construção e execução do Projeto Educativo da instituição, impulsiona a escola a deixar de ser mera transmissora de conhecimentos (saberes), para tomar-se um verdadeiro espaço do aprender a aprender, centrado no aluno, encaminhando-o ao efetivo exercícioo da cidadania.
Pedagogical leadership and educational project: a study case
The accelerated changes brought about by the modern world, have made the educational task challenging and complex. The school, a privileged ground of elaborate knowledge, will have to learn how to handle the innovations, conflicts and the clashing of a globalized world, guaranteeing the full education of the student in all dimensions. Thus, the research aims at clarifying and deepening the impacts of the pedagogical leadership in the educational project and in the process of development of students autonomy; and, how to make the leadership exercise, which gives consistency to this project, more and more efficient and effective. Based on theorists, it focuses on the question of pedagogical leadership, the educational project and the educational attitude, from theory to practice - preparing for citizenship.
It is a case study at an institution which has been receiving Basic Education students - Infant Education, Primary School and High School - for almost nine decades. A sampling of 10 % of the students (100 students) and 10% of the teachers (8 teachers) was thought to be viable. In both samplings students and teachers of Primary and High School were observed. The methodological procedures go from the contact with and characterization of the institution to the sampling definition, construction and application of instruments, survey, data analysis and interpretation and final considerations.
The evidence of the commitment of those who are a part of the researched institution, whether teachers, students, or others who make up the educational community, together with the dynamism and openness from the head of he institution, makes it evident that the whole education of the student - autonomous and a citizen - generates satisfaction, commitment, ever-increasing quest and combination of effort, leading to the achievement of objectives and goals. New spaces are conquered, increasing knowledge, the know-how, the knowledge of being and living together; therefore, the strengthening of the autonomous person and citizen is visible in daily life, permitting advances that generate social changes and growing quality of life in all its dimensions (psychological, spiritual, physical and intellectual). The results point to the confirmation that pedagogical leadership committed to the construction and execution of the educational project by the educational institution makes the school stop being a mere transmitter of knowledge, to become a true space to learn how to learn, student-centered, leading the student to the effective exercise of citizenship.