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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.6 Lisboa  2005

 

 

Encobrimentos e emergências pedagógicas na América Latina

Danilo R. Streck*

Este ensaio situa a reflexão no espaço entre as ausências ou ocultamentos e emergências pedagógicas na América Latina, tendo como referências a pedagogia do Outro (Paulo Freire), a sociologia das ausências e emergências (Boaventura de Sousa Santos) e os processos participativos de caráterer emancipatório. Argumenta-se que existe no pensamento popular uma matriz, historicamente formada, que por sua vez se constitui como base para experiências socialmente inovadoras. Na formação desta matriz encontram-se, entre outras, as pedagogias da sobrevivência, da resistência e da relação. São, por fim, apontadas algumas práticas pedagógicas onde, de forma criativa, esta matriz se atualiza e recompõe.

 

Silencing and the emergences within Latin American pedagogy

This essay situates de reflection between the silencing and the emergences within Latin American pedagogy, having as reference the pedagogy of the Other (Paulo Freire), the sociology of absences and emergences (Boaventura de Sousa Santos) and the participatory processes geared towards emancipation. It is argued that in popular thinking there is a matrix, historically constituted, which on its turn provides the basis for innovative social experiences. This matrix is constituted, among others, by what is here characterized as pedagogies of survival, resistance and relation. At the end, there is a short reference to some pedagogical practices where, in a creative way, this matrix renews and recomposes itself.

 

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* Professor do Programa de pòs-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Correspondência

Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

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