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Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.6 Lisboa 2005
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores
Marli André*
O presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudanças em contextos escolares e em concepções e práticas de professores que participaram do PROFORMAÇÃO - Programa de Formação de Professores em Exercício. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercício nas escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluíram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, análises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudanças em concepções e práticas pedagógicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto-estima, valorização da cultura local e das experiências dos alunos e efeitos positivos nas políticas locais e nos contextos escolares.
Study cases reveal socio-pedagogical consequences of a teacher development program
This paper aims to show the capacity of case studies to evidence changes in school contexts and in the concepts and practices of teachers who have taken part in PROFORMAÇÃO – a program for the development of teachers who are effectively teaching. The first part of the paper briefly describes the teacher development program, which aims at certifying untrained teachers working in the northern, north-eastern and centre-western areas of the country. In the second part the methodological procedures will be presen-ted which were used in the development of six case studies, which included visits to the trainees’ classrooms, interviews, analyses of memoirs and the application of assessment tests. The third part discusses the main results of the assessment study: changes in the teachers’ pedagogical concepts and practices, improvement in their writing skills, in their self-esteem and in their perception of the local cultures with positive results in the local policies and the school contexts.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
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* Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Correspondência
PUC-SP Campus Consolação
Rua Marquês de Paranaguá, 111 Consolação -São Paulo -SP CEP: 01303-050
Email: marliandre@pucsp.br