Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.9 Lisboa 2007
Educação, globalização e educação a distância
Jane Mary de Medeiros Guimarães*
Este artigo procura refletir sobre as Políticas Educacionais adotadas no Brasil no que se refere às ações e aos programas na área de Educação a Distância e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação neste campo. Depois, aborda o processo de globalização e as novas demandas por informação e conhecimento, bem como as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação favorecem. O artigo discute, ainda, o uso pedagógico da Internet, que proporciona mudanças significativas na educação, sobretudo pela velocidade da produção do conhecimento, o que exige do professor uma constante atualização.
Palavras-chave: globalização, ciberespaço, educação a distância, internet
Education, Globalization and Long Distance Education. A Reflection about Educational Policies in Brazil
This article intends to reflect the Educational Politics adopted in Brazil in its reference to the actions and programs in the area of Long Distance Education, as well as to the insertion of Information Technologies and Communication in this field. Later, it approaches the process of globalization and the new demands for information and knowledge, and the possibilities of changes that the Information Technologies and Communication could provide. The article also argues the pedagogical use of Internet, which provides significant changes in education, mainly for the knowledge production speed, what demands from the teachers a constant update.
Keywords: Globalization; Cyberspace; Long distance education; Internet.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências Bibliográficas
Bolaño, C. R. S.; Lima, M. de F. M (1999). Educação a Distância e Tecnologias da Informação e da Comunicação: um trabalho intelectual. Comunicação apresentada na III Jornada de Educación a Distancia Mercosur/Sul. Osorno, Chile
Brasil (2001). Portaria no 2.253. Diário Oficial União. Brasília, DF, 19 out. 2001. Seção 1, p. 18.
Brennand, E. G.de Góes (2002). As tendências pedagógicas na educação brasileira. João Pessoa: UFPB, (Série Sala da Aula).
Brennand, E. G.de Góes (2002). Admirável Mundo Virtual. João Pessoa: UFPB. CD-ROM.
Castells, M. (1999). A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [ Links ]
Censo Escolar 2003. MEC/INEP, Brasília, DF.
Delors, J. Educação: um tesouro a descobrir (2000). Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 4 ed. São Paulo: Cortez.
Fonseca, M (1999). O Banco Mundial e a Educação a Distância. In: PRETTO, Nelson de Luca (Org.). Globalização e mercado de trabalho: tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: UNIJUÏ.
Gadelha, M. Número de cursos superiores a distância deve aumentar. Folha Dirigida. Rio de Janeiro, 1 out. 2002. Disponível em: <HTTP: publique www.abed.org.br/>. Acesso em: 6 maio 2003.
Lévy, P. (2002). O que é virtual. Rio de Janeiro: Editora 34.
Lévy, P. (1999). As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34.
Lévy, P. (1999. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola.
Moran, J. M (1994). Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. Revista Brasileira de Comunicação do XVII Congresso da INTERCOM. São Paulo, jul./dez., p. 38-49.
Ramal, Andréa Cicília (2002). Educação na Cibercultura. Tema Livre. Secretaria de Educação do Estado da Baia/ Instituto Anísio Teixeira, Centro de Aperfeiçoamento de Professores, Ano v, nº 58.
*Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona. Docente da Universidade Salvador (UNIFACS) e supervisora académica do Pólo de Educação a Distância do Centro Universitário da Bahia (FIB), janemg@terra.com.br