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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

A Educação em tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal

António Teodoro* & Graça Aníbal**

 

 

O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as políticas educativas e os discursos que as justificam, num tempo de procura de integração de Portugal no espaço europeu após os anos sessenta do século XX e especialmente no quadro democrático do pós revolução de 1974, identificando uma relevância gradual no entendimento do papel primordial do sistema educativo no desenvolvimento económico. Defende que, especialmente a partir dos anos de 1980, e a partir de uma análise empírica das palavras - chave, se revela um carácter híbrido nos discursos dos responsáveis políticos que associa uma orientação construtivista numa perspectiva crítica com a apologia da eficácia do sistema entendida como necessária à produtividade económica.

Considera-se a importância do contexto nacional e do sentido que as suas características conferem ao modelo globalizado de modernização para explicar por que a tendência homogeneizante da regulação internacional é mitigada por preocupações de cariz emancipatório.

Palavras-chave: Políticas educativas; Portugal; globalização; modernização; hibridismo

 

 

Education in times of Globalisation. The modernization and hybridism in the educational policies in Portugal

This article offers a reflection on the Portuguese Educational policies and on the discourses which justify them in a period of integration in the European Space, specially in a democratic framing after the Revolution of 1974. It identifies a gradual importance given to the role of the educational system for the economic development. An empirical analysis of the key words in the speeches on education after 1980 explores the existence of a hybrid character that links a contructivist-like orientation in a critical perspective to apologetic discourses of efficiency that associate the utility of education with economic productivity. The article argues that the national context and the meaning it confers to the global modernization model explain why the tendency for the homogeneous model is mitigated by emancipating proposals.

Keywords: Educational policies; Portugal; globalization; modernization; hybridism

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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* Professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Director da UID Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos. a.teodoro@netvisao.pt

** Professora e Técnica de Educação. Doutoranda e investigadora da UID Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos.ganibal@netcabo.pt