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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

Apontamentos sobre a investigação sociológica: possibilidades e caminhos da pesquisa

Alberto Albuquerque Gomes*

 

 

Este artigo é uma proposta de análise das questões fundamentais do método de pesquisa nas ciências sociais. Este assunto foi objeto de discussões incontáveis e produção de vários textos no sentido de explicar sua relevância em geral no contexto acadêmico. Um dos aspectos principais de tal discussão é de como validar a pesquisa, em outras palavras, quais padrões e ferramentas deveriam ser usadas para aumentar a precisão e o grau de confiança desses resultados. A partir de uma analogia com a arte, propõe-se uma estrada que assegure a rigidez necessária a qualquer investigação científica.

Palavras chave: investigação sociológica; pesquisa; cenário; Durkheim.

 

 

Records on the sociological investigation. Possibilities and the research’s standards

This article is a proposal of analysis of the fundamental subjects of the research method in the Social sciences. This subject has been object of countless discussions and production of several texts in the sense of explaining his/her relevance in general in the academic context. One of the main axes of such discussion has been how to validate the research results, in other words, which patterns and tools should be used in order to increase the accuracy and the trust degree of those results. Like this being, it proposes starting from an analogy with the art, to propose a road that assures the necessary rigidity the any scientific investigation.

Keywords: sociological investigation; research; scenery; Durkheim.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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* Professor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Presidente Prudente. Realizou o estágio de Pós-doutoramento na Universidade Lusófona, com uma bolsa da CAPES alberto@prudente.unesp.br