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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa: um retrato sem retoques

Josefa A. G. Grígoli *, Leny R. M. Teixeira**, Claudia Maria de Lima***, Adriana Rodrigues da Silva**** & Mônica Vasconcellos*****

 

 

A pesquisa focaliza a construção do saber docente, buscando aprofundar a compreensão dos fatores reguladores da ação docente que atuam no sentido da manutenção da prática do professor ou no sentido da sua transformação. Para investigar as formas mediante as quais os professores aprendem e as razões que os levam a mudar ou a resistir às mudanças da prática, foi realizado um trabalho de formação, nos moldes de uma pesquisa colaborativa, envolvendo dez professoras da primeira etapa do ensino fundamental e três gestoras de uma escola selecionada dentre as que integraram a amostra de um estudo exploratório anteriormente realizado. A intervenção se realizou mediante participação prolongada dos pesquisadores na vida da escola, norteada pela convicção de que capacitação e desenvolvimento dos professores devem ser decididos pelo próprio grupo e realizados na unidade escolar, a partir das necessidades por eles expressas e visando a construção da sua autonomia. Uma análise preliminar dos registros evidencia que as mudanças são lentas, difíceis e muitas vezes os professores resistem a elas. Mas, pautada nos princípios da pesquisa colaborativa, a presente intervenção trabalhou essas dificuldades, contribuindo para a formação do professor investigador da sua prática, mediante a construção compartilhada dos saberes e da autonomia dos docentes.

Palavras-chave: formação continua; pesquisa colaborativa; prática reflexiva.

 

 

Teacher researcher’s training and possibilities of collaborative research: a picture without touches

The focus of our research is on how teachers construct their knowledge. We also intend to depth our understanding of the factors that regulate teachers’ action – either to maintain, either to modify their professional practice. In order to investigate the means by which teachers learn and the reasons that make them change or resist transforming their practice, we accomplished a task aiming teachers’ formation, in a manner similar to a collaborative research design, which involved part of the staff of a school chosen among others which were part of a sample of a previous exploratory study. The subjects were ten teachers of elementary teaching (first stage) and three school administrators. The intervention occurred through our constant presence in the school’s daily life, for we believe that empowerment and professional development must be a choice of teachers themselves, based on their own expressed needs toward the construction of their autonomy. A preliminary analysis of data shows that teachers sometimes resist to changes; so these are slow and difficult. Nevertheless, our intervention based on a collaborative research design enabled us to deal with these difficulties, contributing to form a kind of teacher who investigates its own practice.

Keywords: continued formation; collaborative research; reflexive practice

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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* Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Brasil. j.a.grigoli@uol.com.br

** Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Brasil lteixeira@stetnet.com.br

*** Professora da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP/Campus de São José do Rio Preto, Brasil. claudiamarialima@uol.com.br.

**** Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil. adriana.rsilva@bol.com.br

***** Doutoranda da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil. mofarias@pop.com.br