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Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.11 Lisboa 2008
Progressão continuada: por que a revisão dos ciclos?
Maria Lucia M. Carvalho Vasconcelos*
O presente artigo pretende registrar e também esclarecer a redução havida na duração dos ciclos da progressão continuada, na rede pública do Estado de São Paulo. Desde 1997, a Secretaria Estadual de Educação adotou o regime de ciclos para o ensino fundamental, com quatro anos de duração. Em 2007, esses ciclos foram reduzidos e é essa alteração que aqui se pretende discutir.
Palavras-chave: Progressão continuada; Avaliação da aprendizagem; recuperação de ciclo
Continuous Progression: Why the revision of the Learning Cycles?
The present article aims to register and clarify the reducing of the period of the continuous progression cycles in São Paulo State public schools. Since 1997, the Education Secretary had adopted the rule of four-year cycles for the elementary schools. In 2007, these cycles were reduced and this alteration is the purpose of our discussion.
Keywords: Continuous progression; Learning assessment; Cycle Recovering
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Referências Bibliográficas
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).
Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Deliberação Nº 09/97.
Freitas, L. C. (2002) Ciclos da progressão continuada: vermelho para as políticas públicas. EccoS Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo: (n.1, v.4). [ Links ]
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Sá Barretto, E.S. e Mitrulis, E. Trajetória e desafios dos ciclos escolares no País. www.cmariocovas.sp.gov.br. Consultado em 10/08/2007.
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2006) CIE - Centro de Informações Educacionais. “Desempenho escolar da Rede Estadual – Estado de São Paulo 1986-2006”.
*Professora titular do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo – Brasil. Professora visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, vasconcelos.pos@mackenzie.br