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Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.11 Lisboa 2008
‘As intermitências da Morte’: debate acerca do direito à literatura lusófona no processo de alfabetização de jovens e adultos
O artigo discute o direito à literatura lusófona – Saramago, como exemplo - na formação de professores e na alfabetização de jovens e adultos por meio de pesquisa-formação na cidade de São Paulo.
Palavras-chave: Literatura lusófona; adultos; estigma; alfabetização; Saramago; formação de professores
‘As intermitências da morte’: debate concerning the right to lusophone literature in the youngers and adults’ literacy process.
The article discusses the right to lusophone literature – Saramago, as example - in the process of teacher’ s formation and inside of adults’ literacy through formation research process at São Paulo city.
Keywords: Lusophone literature; adults; stigma; literacy; Saramago; teacher’s training.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
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*Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo (USP). Editora da Revista Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa. nice@usp.br
1 Nota sobre os autores: Nilce da Silva é cientista social. Fez doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) com estágio na Universitè Paris Nord acerca do falar, ler e escrever de adultos lusófonos em situação de pouca escolarização nas cidades de São Paulo, Paris e Gotemburgo. Nesta mesma instituição francesa, realizou pós-doutoramento acerca do aprendizado de jovens e adultos. Desde 2006, estuda a inserção da comunidade lusófona na região do Quebec, Canadá. É coordenadora do grupo de pesquisa, ensino e extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar: o papel da instituição escolar e editora da Revista Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (www.mocambras.org). Pesquisa a relação entre a escola e populações migrantes no Brasil e no mundo. É professora da disciplina Metodologia/ Fundamentos da Alfabetização/ Letramento de Jovens e Adultos na graduação FEUSP, cujos alunos, listados a seguir, são co-autores deste artigo. Grupo 1: Eliana Paula de Oliveira, Sueli Alves Moreira, Vanessa Dias Gomes, Roberta Graciani Bernardes e Cláudia Ferrara de Saraiva. Grupo 2: Rafael Flores de Moura, Eloá Del Corso Ruiz, Gláucia Burioli dos Santos, Priscilla Madureira Mancinelli, Lucilene Alexandre dos Santos e Maria Carmelita Dantas Dias. Grupo 3: Ana Christina Dantas Araújo, Karoline de Oliveira Marques, Mariana Batista Vieira, Marília Pirágine Ribeiro e Renata Pámela de Andrade. Grupo 4: Camila Botelho Previatti, Joyce Recco Tendeiro, Karina Desinari Varis, Karina Massigli, Magna Graciangela Rodrigues de Aquino e Natália Keiko. Grupo 5: Eduardo Q. Benesi, Grasiela M. di Licosa, Michelle T. Camarotto e Sueli C. M. A. Mariano. Grupo 6: Queila Emerich Lopes, Juliana Cristina Alboy Vieira, Juliana de Campos Vetritti e Maria Carolina Gonçalves Venuto. Grupo 7: Ivana Gonçalves de Oliveira, Jacqueline de Souza Simões, Roberta Koboyashi, André Pereira, Cláudia Viterbo, Priscila de Moraes e Tatiana Skibelski. Grupo 8: Alessandra da Silva Pinto, Margareth da Silva e Viviane Maria dos Santos Gobetti. Grupo 9: Gislene Barros Concha Carvalho Soares, Maria Rosa F. Roque e Silvia Yoshida. Grupo 10: Beatriz Adorno, Bianca Gibson, Júlia Toledo, Melody Umori e Paula Tonetto. Grupo 11: Leonardo da Silva Oliveira, Eliane Maria da Silva, Luciana Garcia, Sara Soler e Carolina Leão. Grupo 12: Francesca Pozzi, Marcelo Grazzini e Maria Carolina C. Maldonado. Grupo 13: Caroline Helene Dutra Rezende, Cleópatra de Magalhães Barbosa, Débora Guimarães de Araújo e Marina Vieira. Grupo 14: Gisele Vieira de Oliveira, Marisa da Silva Santos e Viviane de Castro. Segue endereço para contato: Rua Antonieta Leitão, 209. Ap. 12. Freguesia do Ó. São Paulo. SP. Brasil. CEP: 02925-160. Endereço eletrônico: nilce@usp.br.