SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17CeiEF e CES constituem Observatório de Políticas de Educação e FormaçãoConstrução de um referencial de avaliação para monitorar e avaliar a qualidade da investigação um projecto na Universidade de Aveiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.17 Lisboa  2011

 

Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas

 

Ana Sofia António (ULHT-CeiEF)

 

Nos dias 17 e 18 de Maio de 2010 realizou-se, na Universidade de Barcelona, o Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas, com o título Tendências, Desafios y Compromisos. A organização do Seminário esteve a cargo do Institut de Ciències de lIEducación (ICE), da Universidade de Barcelona. No entanto, contou também com a colaboração da Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE), do Programa Iberoamericano de Ciências e Tecnologia (CYTED) e do Ministerio de Ciencia e Innovación, de Espanha.

Foi responsável pela coordenação do Seminário a Professora Alejandra Montané, da Universitat de Barcelona; foram encarregues do comité científico o Professor António Teodoro, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; a Professora Flor Cabrera, da Universitat de Barcelona; o Professor Alejandro Tiana, da Universitat Nacional de Educación a Distancia; do Professor Rafael Feito, da Universitat Computense de Madrid; do Professor Carlos Alberto Torres, da University of California; do Professor Sebastián Rodríguez, da Universitat de Barcelona e do Professor Xavier Bonal, da Universitat Autònoma de Barcelona.

Na apresentação das actas do Seminário o Professor António Teodoro e a Professora Alejandra Montané (2010) relembraram que o RIAIPE é financiado pelo CYTED. O RIAIPE foi constituído, em 2006, com o objectivo geral de reforçar e coordenar a investigação realizada sobre os impactos da globalização nas políticas públicas de educação. Pelo que o Seminario Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas, pretendeu responder: eal objetivo de integración y difusión de las investigaciones nacionales e internacionales en el ámbito de las Ciencias Sociales y de la Educación vinculadas a la globalización, la equidad y la inclusión en los diversos niveles de la educación”.

O Professor Alejandro Tiana Ferrer, Director General del Centro de Altos Estudios Universitarios, efectuou a conferência inaugural: Tendencias y desafíos de las Políticas Educativas Iberoamericanas.

Participaram neste Seminário, através da apresentação de comunicações, vários elementos da equipa portuguesa divididos pelas cinco diferentes sessões temáticas: Organizaciones transnacionales y políticas educativas, Indicadores sociales alternativos, Movimientos sociales y educación, Reformas educativas y el papel de los agentes en las políticas, e Políticas de Educación Superior y evaluación de la investigación. De salientar que as além da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que aliás marcou fortemente a sua presença neste Seminário; de Portugal estiveram representadas a Universidade do Minho, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto. Porém estiveram também presentes elementos oriundos da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Colômbia, dos Estados Unidos da América, do México, do Uruguai e naturalmente de Espanha.

Esta diversidade de nacionalidades ilustra bem a importância que o Seminário assumiu para os investigadores do RIAIPE e para a restante comunidade científica. Por outro lado potencializou certamente a partilha de pensamentos, dúvidas e conhecimentos por entre os participantes.

 

Referências Bibliográficas

Teodoro, A. & Montané, A. (2010). Presentación. Actas del Seminario Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas. Barcelona: Universitat de Bracelona.         [ Links ]