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Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Tékhne  n.9 Barcelos jun. 2008

 

v-Inform – Sistema automático de informação dirigida para o Second Life®

André Pereira[1], Álvaro Araújo1 , João Varajão1, Leonel Morgado[2]

afcpereira@gmail.com, topzed@gmail.com, jvarajao@utad.pt, leonelm@utad.pt

(recebido em 1 de Abril de 2008; aceite em 23 de Abril de 2008)

 

Resumo. O Second Life® constitui uma excelente plataforma para aplicações de divulgação de informação ou publicidade e reúne uma vasta comunidade de utilizadores, o que o torna num interessante canal de marketing. Neste artigo apresentamos um sistema que possibilita disponibilizar informação ou publicidade a utilizadores do mundo virtual Second Life®, de um modo directo e personalizado, utilizando uma plataforma única para selecção da informação/publicidade dirigida a cada utilizador: o v-Inform. Este sistema permite detectar a presença de avatares perto dos locais de apresentação de informação/publicidade e interage com blocos decisores para determinar qual a informação/publicidade a lhes apresentar. Permite ainda a integração de sistemas decisores variados, que recorram a dados históricos ou outros para decidir qual a informação a apresentar.

Palavras-chave. Second Life; Second Life®; ambientes virtuais; mundos virtuais; marketing dirigido, v-business

 

 

Abstract.Second Life® is an excellent platform for presenting information and marketing applications, with a large user community, rendering it an enticing marketing channel. In this article, we present a system that allows information/advertising to be displayed to users of the Second Life® virtual world, in a direct and customized way, using a single platform to select the information/advertisement for each person: v-Inform. The system detects the presence of avatars nearby locations where information/advertisements are being displayed, and contacts decision blocks to determine which information/advertisement should be displayed. It allows integration of various decision systems, which may use historical data or some other method to decide which information should be displayed to users.

Keywords. Second Life, Second Life®, virtual environments, virtual worlds, targeted marketing, v-business.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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[1] UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; http://www.utad.pt

[2] GECAD – Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; http://www.gecad.isep.ipp.pt/.