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Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
versão impressa ISSN 1645-9911
Tékhne n.9 Barcelos jun. 2008
Adopção de Plataformas de e-Learning nas Instituições de Ensino Superior modelo do processo
Eduardo Luís Cardoso[1], Pedro Pimenta[2], Duarte Costa Pereira[3]
elcardoso@esb.ucp.pt, pimenta@dsi.uminho.pt, dcpereira@fe.up.pt
(recebido em 4 de Abril de 2008; aceite em 5 de Maio de 2008)
Resumo. As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.
Palavras-chave: Adopção de Sistemas de Informação, Plataformas de e-learning, Instituições de Ensino Superior, Ambientes de Aprendizagem, TIC.
Abstract. Learning environments (LE), based in e-learning plataforms (eLP), have been presented with the potential to foster innovation and development in the teaching activitiy, at higher education institutions (HEI), supporting pedagogical contemporaneous approaches. In this context, constructivists learning environments, represent a general reference model for the design and development of learning environments in HEI. The research work was based in a case study. The data allowed a systematic and progressive refining of the research question and an analysis and interpretation process. A detailed model was proposed for the analysis and understanding of these processes of adoption and use of ICT in higher education, evidencing and caracterising its institutional context and the mutual influences between the innovation process and the context.
Keywords: Information Systems Adoption, e-Learning Platforms, Higher Education Institutions, Learning Environments, ICT.
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[1] Universidade Católica Portuguesa CRPorto-ESB, Porto, Portugal
[2] Universidade do Minho Departamento de Sistemas de Informação, Guimarães, Portugal
[3] Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Porto, Portugal