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Motricidade
versão impressa ISSN 1646-107X
Motri. v.4 n.4 Santa Maria da Feira dez. 2008
Pressupostos de Validação de um Questionário de Avaliação Psicossocial
Paulo Jorge Martins Mourão1
Francisco José Miranda Gonçalves 2
1 Licenciado em Educação Física pelo ISMAI e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
2Licenciado e Doutorando em Educação Física e Desporto Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
RESUMO
Este estudo tem por objectivo verificar a possibilidade de validação de um questionário sobre os comportamentos do treinador.
Vários estudos, mostram que os atletas se modificam devido às acções dos seus treinadores, mas revelam também, que os treinadores podem ser influenciados pelas relações que estabelecem com os seus atletas. Assim, numa equipa desportiva, os estados emocionais e as acções do treinador influenciam a satisfação dos atletas e, portanto, o seu desempenho (Duarte, 2004).
Participaram neste estudo 140 indivíduos (n=140) de ambos os sexos, praticantes de modalidades desportivas colectivas. Partindo do estudo de Chelladurai (1984) citado por Cruz & Gomes (1996), elaboramos um questionário, onde foram divididos os comportamentos do treinador em diferentes itens.
Após a aplicação dos questionários, realizámos uma análise factorial exploratória de maneira a agrupar os vários itens em relação aos factores que constituem o constructo.
Os resultados demonstram uma validade aparente pois obtivemos um KMO e um teste de esfericidade de Barllett de 0,805, para um X2=1203,979 com 153º de liberdade, sendo este valor suficiente para a análise das componentes principais.
Contudo, perante os resultados da análise das componentes principais, verificámos que as questões não estão correctamente agrupadas pelo que a validação não é exequível.
Palavras-chave: Análise factorial Exploratória; Constructo; Comportamentos treinador
ABSTRACT
This aim of this study is to verify the possibility of validation of a questionnaire of the coach behaviors.
Some studies shows that the athletes modifing himself due to the coach behaviors, but also shows, that the coach can be influenced by the relations that establish with his athletes. Thus, in one sport team, the emotional states and the coachs behaviors influence the satisfaction of the athletes and, therefore, its performance (Duarte, 2004).
140 subjects (n=140) of both sex, practitioners of collective sports, had participated in this study. Considering the study of Chelladurai (1984) cited by Cruz & Gomes (1996), we elaborate a questionnaire, where the coach behaviors had been divided in different itens.
After the application of the questionnaires, we achieved one exploratory factor analysis in way to group the several itens in relation to the factors that constitute the contents.
The results shows an apparent validity because we got a KMO and a Barlletts Test of Sphericity of 0,805 for a X2=1203,979 with 153º of freedom, being this value enough for the analysis of the main components.
However, before the results of the analysis of the main components, we verified that the questions are not well grouped, wherefore the validation is not executable.
Keywords: Exploratory Factor Analysis; Contents; Coach Behavior
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