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versão impressa ISSN 1646-107X
Motri. v.7 n.1 Vila Real 2011
O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões
D.S. Giacomini, V.O. Soares, H.F. Santos, C.J. Matias, P.J. Greco
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
RESUMO
A qualidade na prestação esportiva, nos jogos esportivos coletivos, relaciona-se com as capacidades cognitivas, especificamente com o conhecimento. Esse estudo verificou a associação entre o conhecimento tático processual convergente e divergente, assim como as associações entre o conhecimento tático processual e declarativo. Participaram do estudo 221 jogadores de futebol de campo, do sexo masculino, do escalão sub-14, sub-15 e sub-17. O conhecimento tático processual foi avaliado através da aplicação do teste KORA-OO no parâmetro oferecer-se e orientar-se. O conhecimento tático declarativo foi avaliado através de cenas-situação do futebol. Os resultados indicaram uma alta associação entre o conhecimento tático processual, convergente e divergente, geral e especifico por escalão, além de uma baixa associação entre o conhecimento tático declarativo e processual (convergente e divergente). Esses dados suportam a idéia de que os conhecimentos progridem serialmente do declarativo ao processual.
Palavras-chave: conhecimento, tomada de decisão, escalões, futebol
Declarative and procedural tactical knowledge in soccer players of different ages
ABSTRACT
The quality of the performance on collective games is related to cognitive capacities, specifically to knowledge. This study verified the association between convergent and divergent procedural tactical knowledge as well as the association between declarative and procedural tactical knowledge. Participated in this study 221 male soccer players of U-14, U-15 and U-17 categories. The procedural tactical knowledge was assessed by KORA-OO on the parameters offer yourself and "self-orientation. The declarative tactical knowledge was assessed by soccer videos. Results revealed a clear association between convergent and divergent procedural tactical knowledge in general and per category and a low association between procedural (convergent and divergent) and declarative tactical knowledge. These data support the idea that knowledge progresses from declarative to procedural.
Keywords: knowledge, making decision, age, soccer
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Endereço para correspondência: Diogo Schüler Giacomini, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha (UFMG), CEP: 31310-250 Belo Horizonte - MG, Brasil.
E-mail: diogogiacomini@pop.com.br
Submetido: 11.12.2009 Aceite: 29.06.2010