Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 1646-2408
Encontros Científicos n.5 Faro 2009
Título: Turismo e Gestão: Inovação e Empreendedorismo no Contexto da Economia Empresarial
Editor: José António Conceição Santos
Editora: Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve
ISBN: 978-972-9341-89-2
Este volume de 494 páginas reúne 62 artigos resultantes de uma selecção da investigação apresentada no XI Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, que teve lugar na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve em 11 e 12 de Novembro de 2009. Este evento realizou-se no âmbito do CIBECEM (Círculo Ibérico de Economia Empresarial), uma rede de investigação actualmente formada por cinco universidades localizadas na zona fronteiriça entre Portugal e Espanha, nomeadamente as universidades espanholas de Huelva e da Extremadura e as universidades portuguesas de Évora, do Algarve e da Beira Interior.
Os artigos publicados foram submetidos a revisão anónima e resultam tanto de investigação desenvolvida ao nível de teses de doutoramento, como de investigação realizada por doutorados.
Partindo, em termos gerais, de uma transversalidade temática de Inovação e Empreendedorismo nas áreas da Gestão e do Turismo, este volume abrange uma enorme variedade de temas, de que destacamos:
Na área da Gestão:
∇ Inovação ao nível da gestão estratégica;
∇ Inovação nas empresas industriais portuguesas;
∇ Inovação ao nível do modelo de gestão japonês;
∇ Inovação, criatividade e gestão estratégica de recursos humanos;
∇ Gestão pela qualidade total e capacidade inovadora;
∇ Internet e inovação empresarial;
∇ Globalização e competitividade;
∇ Intra-empreendedorismo em pequenas e médias empresas;
∇ A harmonização contabilística na Europa;
∇ Informação on-line e o custo do capital alheio;
∇ A criação de vantagens competitivas;
∇ Inter-acção universidade-empresa;
∇ A produtividade nas empresas de serviços;
∇ Informação on-line e o custo do capital alheio;
∇ Planeamento e controlo dos custos da qualidade;
Ainda na área da Gestão, este volume apresenta um conjunto representativo da investigação em Portugal ao nível da Ética e Responsabilidade Social da Empresa, com nove artigos dedicados a essas temáticas.
Na área do Turismo:
∇ Inovação no sector hoteleiro;
∇ Internacionalização das cadeias hoteleiras;
∇ Web-marketing no turismo;
∇ Turismo rural;
∇ Turismo residencial;
∇ Turismo e redução da pobreza;
∇ Análise da oferta de enoturismo;
∇ Turismo e golfe;
∇ Turismo industrial mineiro;
∇ City branding;
∇ Turismo cultural;
∇ Análise estratégica do valor da marca;
∇ O erro amostral nas sondagens a turistas;
∇ Turismo ornitológico;
∇ As parcerias publico-privadas no turismo;
∇ Grupos estratégicos na indústria hoteleira;
Brevemente todos os artigos desta publicação estarão disponíveis online em http://www.esght.ualg.pt/Publicacoes.asp
José António C. Santos
(ESGHT- Universidade do Algarve)