No passado dia 11 de dezembro decorreram as eleições para os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD). Apresentou-se a sufrágio uma lista, tendo sido eleitos 33 colegas, que integram a Assembleia Geral (Presidente: Professora Ana Azul), o Conselho Fiscal (Presidente: Professora Maria Helena Figueiral), a Direção Nacional (Presidente: Professor Duarte Marques), e os três Conselhos Regionais (Norte - Presidente: Dr. João Bravo; Centro - Presidente: Professora Ana Messias; Sul - Presidente: Professor João Silveira).
Cumpridos dois mandatos como Presidente da Direção Nacional da SPEMD, felicito vivamente todos os colegas e amigos agora eleitos.
Gostaria, também, de manifestar a todos os membros dos órgãos diretivos e sociais, que agora cessam funções, que foi uma honra muito grande contar com a colaboração, apoio e confiança de todos na defesa da Sociedade e dos seus sócios.
Num mandato marcado por tempos difíceis, agravados pela crise resultante da pandemia da COVID-19, é de realçar que a SPEMD tenha conseguido continuar a honrar os seus pergaminhos em termos globais, nomeadamente na formação (cursos e congressos; publicação regular da Revista) e na representação ativa dos seus associados na FDI - Federação Dentária Internacional.
Um agradecimento especial aos colegas dirigentes e associados das Sociedades Parceiras e Afiliadas da SPEMD, pela sua inestimável colaboração, assim como à Sr.ª D. Sofia Rosário, funcionária da SPEMD, pela sua elevada competência e dedicação.
Certo de termos servido a SPEMD com todo o nosso esforço, e de ainda continuarmos em funções até à posse dos membros eleitos a decorrer em março de 2022, vamos dar início, desde já, a uma transição gradual de responsabilidades, com o objetivo de continuar a contribuir para engrandecimento desta Sociedade Científica e para a dignificação da Medicina Dentária e da Estomatologia Portuguesas.
À nova equipa da SPEMD, na pessoa do colega Duarte Marques, novo Presidente Eleito da SPEMD, desejo as maiores felicidades para o mandato que irão iniciar, de forma a tornar a Sociedade cada vez mais importante para a formação humana, profissional e científica dos seus associados.
A todos o meu reconhecido obrigado.