Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Angiologia e Cirurgia Vascular
versão impressa ISSN 1646-706X
Angiol Cir Vasc v.6 n.4 Lisboa dez. 2010
Fístula Aorto-cava em doente com rotura de aneurisma da aorta abdominal
Aorta-cava Fistula in a patient with ruptured aortic aneurysm
Pedro Amorim*, Luís Mendes Pedro**, Luís Silvestre**, Jose L. Gimenez**, Ruy Fernandes e Fernandes**, José Tiago**
* Serviço de Cirurgia Vascular 2 (Hospital Pulido Valente) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (Director: Dr. J. Pereira Albino)
** Serviço de Cirurgia Vascular 1 (Hospital de Santa Maria) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (Director: Prof. Doutor A. Dinis da Gama)
Doente de 83 anos, com antecedentes pessoais conhecidos de colite ulcerosa, hérnia inguinal bilateral, síndrome depressivo e com diagnóstico de aneurisma da aorta abdominal desde há 7 anos (tendo recusado cirurgia electiva). Foi admitido no serviço de urgência do Hospital Santa Maria com dor lombar esquerda com três dias de evolução acompanhada de astenia, adinamia, prostração e cansaço para pequenos esforços.
À observação clínica destaca-se palidez da pele e mucosas, caquexia, exuberante massa abdominal pulsátil localizada ao epigastro e região peri-umbilical com frémito e sopro contínuo sisto-diastólico. Sem edemas dos membros inferiores ou sinais de insuficiência arterial periférica. Hipotenso (90/60 mmHg), hemoglobina de 7 g/dL e ligeira insuficiência renal aguda.
A TC abdomino-pélvica confirmou a existência de aneurisma da aorta infra-renal com 10 cm de maior diâmetro, Hematoma Para-dórfico direito e marcada dilatação da veia cava inferior (VCI) com presença de contraste intra-luminal em fase arterial | FIGURAS |.
Na intervenção cirúrgica observou-se a presença de hematoma retroperitoeneal e após a abertura do saco aneurismático confirmou-se a presença de comunicação com a VCI. A cirurgia consistiu na ressecção parcial do aneurisma, encerramento endoaneurismático da fístula aorto-cava e interposição de enxerto aorto-bi-ilíaco (Dracron 16/8).
O doente viria a falecer ao 39º dia de pós operatório com pneumonia nosocomial.