Imagem vascular
A impressão 3d dos aneurismas das artérias renais. Um novo método de imagem para a decisão terapêutica?
3d printing of renal artery aneurysms. A new imaging method in the therapeutic decision?
Michael Bartikian1
Gonçalo Sobrinho1
2
Alice Lopes1
2
Miguel Gomes1
2
Luís Mendes Pedro1
2
1. Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Lisboa Portugal
2. Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Lisboa, Portugal
Resumo
Caso clínico de uma mulher com aneurisma da artéria renal direita com envolvimento dos 3 ramos distais. A angio-TC permitiu o diagnóstico e a caracterização morfológica. A arteriografia mostrou o padrão de fibrodisplasia da média mas foi pouco útil na definição tridimensional dos ramos. A impressão de um modelo 3D baseado na angio-TC, permitiu uma melhor definição da anatomia o que ajudou na decisão e planeamento da cirurgia, que consistiu na reconstrução ex-vivo da artéria renal, que se mantêm permeável com 1 ano de follow-up.
Palavras-chave: Aneurisma da artéria renal; Autotransplante renal; Cirurgia renal ex-vivo da artéria renal; Fibrodisplasia da artéria renal; Impressão tridimensional; Planeamento cirúrgico
Abstract
Case report of a female patient with a right renal artery aneurysm with involvement of distal branches. The angio-CT was diagnostic and showed the anatomy. The arteriogram showed the medial fibrodysplasia pattern but did not add to the tridimensional assessment of the branches. Angio-CT 3D printing allowed for better understanding of the anatomy, valuable for surgical decision and planning which consisted in ex-vivo reconstruction of renal artery which is patent at 1 year follow-up.
Keywords: Ex-vivo renal artery repair; Renal artery aneurysm; Renal autotransplantation; Renal artery fibromuscular dysplasia; Three-dimensional printing; Surgical planning
Caso clínico
Doente de 69 anos, sexo feminino, observada em consulta externa de Cirurgia Vascular por aneurisma da artéria renal direita distal, com emergência de 3 ramos do saco aneurismático e 34 mm de diâmetro e de aneurisma da artéria renal esquerda distal com 10 mm de diâmetro. O aneurisma foi identificado em Tomografia Computorizada efectuada por lombalgia.
A arteriografia selectiva da artéria renal direita mostrou morfologia em rosário no segmento proximal (sugestiva de fibrodisplasia da média), mas não permitiu definir a anatomia dos ramos distais que foi efectuada com Angio-TC e através da impressão 3D da aorta e artérias renais.
A doente foi submetida a ressecção do aneurisma e reconstrução ex-vivo da artéria renal direita com interposição de artéria hipogástrica direita e reimplantação ortotópica do rim.
Não houve intercorrências, a angio-TC de controlo mostrou a permeabilidade da reconstrução e no follow-up a 1 ano a doente está assintomática.
Conclusão
Neste caso clínico, a impressão 3D foi relevante no estudo tridimensional do aneurisma e no planeamento da terapêutica cirúrgica(1).
Referências
1. Lin JC, Myers E. Three-dimensional printing for preoperative planning of renal artery aneurysm surgery. J Vasc Surg. 2016 Sep;64(3):810.
[ Links ]