Em 2022 a revista "Angiologia e Cirurgia Vascular" (ACV), órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV), irá iniciar um ciclo novo em que, sem alterações estruturais radicais, se pretende um incremento qualitativo. A ACV tem tido um papel importante na difusão da produção científica nacional na área da nossa especialidade e a sua evolução como publicação científica foi detalhada num editorial anterior de 2017. Entretanto, foi tomada a decisão de a tornar uma publicação apenas por via electrónica, eliminado a publicação em papel, o que acompanhou uma tendência actual seguida por outros jornais e permitindo também um melhor controle de custos. Pretendemos agora modernizá-la na continuidade da sustentabilidade e qualidade que marcam a sua evolução anterior.
As propostas da nova Equipe Editorial foram aceites pela Direcção da SPACV e serão detalhadas no Editorial do Prof. Frederico Bastos Gonçalves. Elas incluirão alterações de forma com uma nova capa e um novo layout dos artigos, algumas correcções formais da informação referente a cada publicação, uma estratégia de revisão mais célere e a procura de um leque de artigos mais diversificado, mais internacionalizado e com maior diferenciação. No entanto, continuará a ser o veículo preferencial para a publicação nacional de qualidade na área vascular.
Pensamos que estas alterações irão contribuir para um incremento qualitativo da ACV, para um crescimento sustentado na linha do que tem acontecido ao longos dos anos e tendo em conta que vivemos uma época em que a publicação médica internacional se tornou extremamente competitiva e com elevado grau de exigência.
Luís Mendes Pedro
Presidente SPACV