Em Maio de 2023 terminou o mandato da Direcção da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) a que tive a honra de presidir. Agradeço aos Sócios o privilégio que me concederam em poder servir a nossa Sociedade como Presidente.
Foi um período que se seguiu imediatamente à pandemia Covid-19 e no qual já se vislumbraram os primeiros sinais da crise económica que o País está neste momento a atravessar.
O presente editorial tem como objectivo mencionar as principais realizações da Sociedade neste período e sobretudo agradecer a toda a Direcção, de que faz parte também o Editor da Revista, e aos responsáveis pelos Núcleos da SPACV a colaboração, o espírito de realização e de cooperação bem como a amizade que sempre estiveram presentes entre todos os elementos.
Em particular, não posso de deixar de agradecer à Secretária-Geral Dra. Clara Nogueira todo o trabalho desenvolvido, a competência e a responsabilidade demonstradas bem como a permanente simpatia, amizade e espírito positivo. Todos estes atributos foram essenciais às realizações da SPACV neste período e à resolução dos múltiplos problemas que surgem na esfera do Secretário-Geral.
Para além dos destaques que irei mencionar, a Direcção da SPACV foi responsável por vários eventos como a organização de reuniões científicas dos diversos Núcleos, a atribuição de bolsas dedicadas principalmente aos mais novos, a participação em organizações trans-disciplinares, o desenvolvimento de relações com a Sociedade Civil e a participação dos seus membros em organizações internacionais.
No entanto, permito-me salientar algumas realizações que, na minha opinião, foram particularmente relevantes:
- Congressos anuais que decorreram normalmente, em Junho de 2022 e Maio de 2023 respectivamente em Braga e em Coimbra, com excelente participação dos sócios. Em ambos os congressos foi organizada a Sessão SPACV com temas genéricos de interesse para a Medicina e a Cirurgia Vascular. Em 2022 a sessão SPACV dedicou-se ao tema das avaliações finais da especialidade e intitulou-se "Repensar o exame final da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular". Em 2023 o tema escolhido foi a relação entre a Medicina e as situações de conflito ou catástrofe e intitulou-se "Medicina em Tempo de Guerra".
- Sessão comemorativa dos 75 anos da endarterectomia e homenagem a João Cid dos Santos. Comemorou-se em 2021 o 75º aniversário da endarterectomia, técnica cirúrgica introduzida por João Cid dos Santos em 1946 e que continua, desde então, a constituir um dos procedimentos basilares da Cirurgia Vascular. A SPACV não poderia deixar de assinalar esta data pelo que no dia 20 de Novembro de 2021 se realizou na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa uma cerimónia comemorativa integrada na reunião anual do Núcleo de Biologia Vascular da SPACV e em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
A sessão iniciou-se com várias intervenções sobre a importância da endarterectomia na nossa especialidade e terminou com uma sessão solene que incluiu uma conferência proferida pelo Professor Doutor José Fernandes e Fernandes, Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Sócio Emérito da SPACV, sobre a personalidade de João Cid dos Santos e a sua Obra.
- Registos da SPACV. No período de 2021-2023 continuou-se o trabalho do Registo Nacional de Procedimentos Vasculares, iniciado pela Direcção anterior com a implementação do Registo Nacional dos Aneurismas da Aorta. Em 2023 deu-se início ao Registo Nacional da Patologia Carotídea que proporcionará, seguramente, informação muito relevante sobre a actividade nesta área em Portugal.
- Em 2023 foi publicado na revista da SPACV "Angiologia e Cirurgia Vascular" um artigo intitulado "Results of the first 1000 abdominal aortic aneurysms in the portuguese Registry" o qual mostrou a realidade do tratamento desta patologia numa significativa amostra portuguesa. Considero este artigo extremamente relevante por duas razões. Em primeiro lugar porque mostra de forma objectiva os resultados cirúrgicos nacionais, quer em cirurgia aberta quer em intervenção endovascular, permitindo confirmar aspectos positivos, mas também identificar problemas e lacunas e contribuir para a sua resolução. Sem conhecer a realidade não é possível mudá-la ou corrigi-la. Em segundo lugar, este artigo mostra que registar leva à disponibilidade de dados que podem ser utilizados por todos os Sócios para a realização de outros trabalhos proporcionando oportunidades de investigação com base em grandes quantidades de informação.
- Elaboração e publicação dos Consentimentos Informados em Angiologia e Cirurgia Vascular. A Direcção da SPACV em 2021-2023 estabeleceu como objectivo a elaboração e publicação de uma lista extensa de informação referente às intervenções do foro da nossa especialidade com vista a guiarem os procedimentos de consentimento informado o qual é crucial na actividade clínica. A publicação desta lista na nossa revista no final do mandato permitiu cumprir o objectivo e a informação referida encontra-se à disposição dos Cirurgiões Vasculares portugueses.
- Reformulação gráfica e formal do Website da SPACV e da Revista "Angiologia e Cirurgia Vascular". Foram reformuladas neste mandato as duas importantes plataformas de comunicação da SPACV passando a contar com um layout mais moderno e funcional. No caso da revista, procurou-se um maior rigor formal e um melhoramento estético bem como incrementar a rapidez de gestão dos artigos e a qualidade científica.
- Foram introduzidas algumas alterações nos Cursos de Formação dedicados aos Internos de Angiologia e Cirurgia Vascular que se organizam em Coimbra no início de cada ano. Para além de um componente prático mais forte, incluiu-se um novo curso dedicado aos internos dos anos intermédios do internato. Assim, pretende-se que no futuro sejam proporcionados regularmente três cursos: iniciação, intermédio e avançado.
Finalmente não posso deixar de agradecer a colaboração do Vice-Presidente Professor Rui Machado e desejar as maiores felicidades para o mandato da nova Direcção da SPACV a que preside desde Maio de 2023.
Luís Mendes Pedro
Presidente da SPACV de 2021-2023