O manuscrito Geral 21 da Biblioteca Pública Municipal do Porto, proveniente de Santa Cruz de Coimbra, em cujo fundo tem o número 172, contém as Etimologias de Santo Isidoro de Sevilha3. Trata-se de um manuscrito em escrita gótica, datável de finais do século XII ou do início do século XIII, no qual ainda podem ser encontradas reminiscências de escrita visigótica, o que deixa supor que o exemplar utilizado pelo copista estaria nesta escrita já então abandonada, ou que o copista ainda conservava em poucos casos um hábito de escrita já em desuso. Para além do texto integral das Etimologias o manuscrito contém um esquema das ciências no verso do fólio 0, regrado com linhas a seco, mas deixado em branco pelo copista4, pois o texto começa no segundo fólio do primeiro fascículo. A escrita do esquema é próxima da de pequeno módulo utilizada nos índices do início de cada livro das Etimologias.
Por via de Isidoro e de Marciano Capela5, ao longo de toda a Alta Idade Média difundir-se-á a tradição greco-romana das sete artes liberais6 enquanto estrutura adequada do conjunto das ciências, em geral identificado com a própria sabedoria e mesmo com a filosofia, estabelecendo uma quase sinonímia e sobreposição de conteúdos entre scientia, sapientia e philosophia. Essa tradição encontrará uma expressão exuberante no diagrama da philosophia do Hortus deliciarum de Herrad de Landsberg, Abadessa do mosteiro de Hohenbourg na Alsácia. O Horto das delícias é uma enciclopédia teológica e moral composta no final do século XII que integrava abundante decoração simbólica7 e entre essa encontra-se uma gravura de fólio inteiro com a representação das artes liberais (ver Imagem 2). A dama Philosophia ocupa o centro dessa representação, sentada num trono, com a coroa trifronte que resume a classificação estóica das três partes da Filosofia (lógica, física, ética) e do seu tronco saem sete vias ou rios, as setes artes liberais (divididas em trivium e quadrivium), cada uma delas representada no círculo externo que envolve a Philosophia, sob arcadas e separadas por colunas, com os respectivos símbolos e legendas descritivas abreviadas. A Philosophia apoia-se ela própria na autoridade de dois filósofos escrevendo: Sócrates e Platão. A poesia é relegada para o exterior do conjunto das artes liberais, por corresponder a uma forma de saber de natureza diferente, pois provém da inspiração, simbolizada por corvos junto ao ouvido de quatro poetas. Estamos perante uma classificação circular que pretende sublinhar a proveniência, a natureza, o conteúdo e o fim de cada uma das artes liberais. E todos esses aspectos são descritos de forma simbólica, embora com um recurso a texto que não encontramos em outros esquemas.
Outro modelo de representação simbólica das ciências e da sua organização didáctica como percurso, esforço e elevação é dada pela imagem da escada. Essa metáfora encontra-se, por exemplo, no fólio inicial da Consolação da Filosofia de Boécio no manuscrito latino 1253 da Biblioteca da Universidade de Leipzig (ver Imagem 3 8). Nesta figuração as ciências são os degraus de uma escada que conduz a um livro que está na mão direita da dama Filosofia, personagem central da própria Consolação, obra de cárcere composta algures entre 523 e 525 enquanto Boécio espera a morte a que fora condenado na sequência de uma intriga palaciana, acusado de conspiração política e de magia. Boécio, na prosa inicial, entregue ao falso consolo da poesia, em estado de comoção tem esta visão da dama Filosofia:
«(...) acima da minha cabeça pareceu-me ver uma dama de rosto muito venerável, de olhar ardentes e mais penetrantes que o que é normal entre os homens. O seu colorido era vívido e de um vigor inexausto, embora fosse de uma idade avançada que de modo algum parecia pertencer ao nosso tempo e a sua estatura era imprecisa. De facto, ora estava dentro da estatura normal para os homens, ora parecia tocar o céu com o cimo da sua cabeça; quando elevava a fronte mais alto, penetrava o céu de um modo que a vista dos homens que a seguiam com o olhar se tornava incapaz. As suas vestes, de um subtil artifício, eram de fios em matéria indestrutível e, como depois vim por ela a saber, tecera-as com as suas próprias mãos. E, como acontece com as imagens escurecidas pelo fumo, estavam como que envelhecidas pela caligem de uma vetustez desleixada. Na bainha inferior podia ler-se um ( grego e na superior um (9 e entre ambas as letras estavam desenhados, como uma escada, os degraus que elevavam do elemento inferior ao superior (...). E na mão direita segurava livros e um ceptro na esquerda10.»
A dama Filosofia mostrará então a Boécio que o consolo da poesia é enganador e que deverá antes encontrar na filosofia, isto é, em si próprio, o refrigério para os males que o entristecem e mantêm prisioneiro de uma descrença na bondade do mundo e dos homens. Nesta descrição alegorizada da Filosofia, a identificação de cada degrau da escada do saber com uma ciência do septenário (nesta ordem: Gramatica, Dialectica, Rethorica, Arismethica, Geometria, Musica, Astronomia) é feita pelo próprio ilustrador e de facto não se encontra no texto de Boécio.
Como podemos constatar a partir dos esquemas simbólicos, o problema da classificação das ciências é simultaneamente epistemológico (o que é ciência, quantas e quais são as partes da ciência), pedagógico (que disciplinas ensinar e com que ordem de progressão), ético (se e como podem o saber das ciências contribuir para a formação do homem e da sua felicidade).
Um problema complexo e persistente suscita sempre múltiplas soluções. O esquema do manuscrito de Coimbra é estruturalmente diverso do de Herrade de Hohenbourg a da figura da escada, elimina os seus elementos simbólicos, tende a acolher uma solução unificada mais ampla que a da tradição do septenário, integrando-o nas classificações platónica e aristotélica, elas próprias conciliadas num esquema mais amplo. Por essa razão, no seu esquematismo didáctico transparecem múltiplas opções que convém dissecar.
2. Esquemas da filosofia, classificações das ciências
Os 20 livros das Etimologias de Isidoro de Sevilha, compostos entre 625 e 632, carecem de sistematicidade e não obedecem a um projecto teórico que organize a sucessão do tratamento das matérias. Na sua carta ao rei Sisebuto, em alguns manuscritos publicada como prefácio, Isidoro admite ter composto esta enciclopédia de grande sucesso compilando autores antigos11. O primeiro livro ocupa-se da gramática e começa no cap. 1 com as definições de disciplina e de ars12, decalcadas da oposição grega entre epistéme e téchné, estabelecendo imediata e sucintamente, no cap. 2, o conjunto das disciplinas que integram as artes liberais, sete no total, para as apresentar de maneira mais detalhada nos primeiros livros da enciclopédia. A obra começa com distinções terminológicas muitas importantes que convém citar por extenso:
«O nome disciplina vem de discendo (a aprender), daí que possa chamar-se ciência (scientia). De facto saber (scire) vem de aprender (discere), pois ninguém diz que sabe (scit) senão aquele que aprende (discit). Por outro lado, diz-se disciplina porque se aprende plena (discitur plena). Mas, também se chama arte (ars) porque comporta as regras e preceitos da arte. Outros dizem que este termo foi tirado do grego apo tês aretès, ou seja de virtude (virtute), a que chamam ciência. Platão e Aristóteles quiseram instituir esta distinção entre arte e disciplina ao dizerem que existe arte nas coisas que são de um modo mas poderiam ser de outro. E é disciplina quando se trata de coisas que não podem ser de ouro modo. De facto, quando nas discussões se discorre de modo verdadeiro sobre algo (veris disputationibus aliquid disseritur) será disciplina; quando é tratado de modo verosímil e opinável (verisimile atque opinabile tractatur) terá o nome de arte»13.
A técnica isidoriana de acumulação de referências e de construção semântica por assonâncias ou por reelaborações etimológicas, por vezes fantasiosas, transmite aqui esse jogo de distinções mas também de sinonímia entre scientia, disciplina, ars, que marcará habitualmente as discussões medievais.
Logo após o citado início das Etimologias, são classificadas as sete artes liberais (I, 2) e explicadas sucessivamente a gramática (livro I, 3-44), a retórica e a dialéctica (livro II), a matemática, isto é a aritmética, a geometria a música e a astronomia (todas no livro III), às quais se juntam as disciplinas exteriores ao septenário clássico, como a medicina (livro IV) e as ciências das leis e dos tempos (livro V)14.
No início do tratamento da dialéctica (que ocupa os capítulos 22-31 do livro II), para introduzir a distinção desta ciência relativamente à retórica e de certa maneira para justificar a sua inclusão no conjunto das ciências, Isidoro faz jus às suas qualidades de compilador propondo duas divisões diferentes da filosofia, as quais exercerão forte influência ao longo de toda a Idade Média. Essas duas divisões estão fundidas no esquema das ciências do manuscrito de Coimbra (cfr. Imagem 1), lado a lado com novos elementos que estavam ausentes em Isidoro.
Em primeiro lugar (Etimologias II.24, 3-9) Isidoro apresenta uma divisão tripartida da filosofia, que inclui a física que se ocupa das coisas da natureza, a ética que se relaciona com os costumes, a racional ou lógica, implicada na busca da verdade tanto nas causas das coisas como nos costumes. Esta tripartição de origem platónico-estóica15 foi transmitida ao mundo latino, em particular por Agostinho16. Isidoro acrescenta-lhe subdivisões: a física, por sua vez, divide-se em quatro partes, nem mais nem menos que as artes do quadrivium (Arithmetica, Geometrica, Musica, Astronomia)17; a ética subdivide-se segundo as quatro virtudes da alma (prudência, coragem, temperança, justiça) e a lógica inclui a dialéctica e a retórica. Esta divisão, ao contrário da seguinte, inclui a lógica enquanto parte real da filosofia.
Na segunda classificação (II. 24, 10-16) a philosophia compõe-se de duas partes: especulativa (inspectiva) e prática (actualis). A inspectiva é tripartida em natural (naturalis), doutrinal (doctrinalis) e divina (divina). A natural, bem como a divina, não se subdividem, enquanto a doutrinal compreende quatro partes: as quatro artes do quadrivium (Arithmetica, Geometrica, Musica, Astronomia). Quanto à actualis, de facto a parte prática das ciências, comporta três divisões: moral (moralis), dispensativa ou economia doméstica (dispensativa) e civil ou direito (civilis). A sequência do capítulo é consagrada à definição da cada uma destas ciências e à identificação do seu objecto. Apesar das designações utilizadas e do silêncio sobre as ciências poiéticas, esta divisão tem a sua origem na Metafísica de Aristóteles18 e exclui explicitamente a lógica do domínio das ciências. Boécio é o principal veio de transmissão desta classificação das partes da ciência especulativa ao Ocidente latino19.
Se em ambos os esquemas reelaborados por Isidoro há opções divergentes quanto à distinção e posição das artes do trivium, já a unidade das do quadrivium é preservada, apesar das suas diferentes posições nos dois esquemas. De facto, a reelaboração destas divisões da filosofia propostas por Isidoro absorve ora total, ora parcialmente, o esquema das artes liberais. Mais, o sincretismo das Etimologias testemunha precocemente a impossibilidade de conter nas simples fronteiras das sete artes liberais todo o campo do saber, que nos tempos sucessivos continuará a alargar-se, quer do ponto de vista dos objectos de estudo, quer do ponto de vista teórico e metodológico.
Novas tentativas de classificação serão esboçadas, sobretudo a partir do século XII, com o objectivo de integrar as novidades acumuladas ou recentemente experimentadas. A “ciência dos árabes” e o amplo movimento de tradução de obras científicas e das obras de Aristóteles induzirão novidades, a primeira propondo novos modelos de classificação, as segundas criando a necessidade de lhes encontrar um lugar no conjunto das ciências. Nesta dinâmica, as sete artes liberais não perderão de imediato todo o seu peso, mas serão integradas de diferentes modos nas novas divisões das ciências.
Apesar de alguns elementos coincidentes, seria vão procurar na obra de Isidoro a divisão da scientia proposta pelo esquema do manuscrito de Coimbra. Contrariamente ao que acontece com outros temas abordados nas Etimologias, nem Isidoro nem os copistas propõem esquemas que auxiliem a compreensão das referidas divisões da filosofia20. De resto e como vimos, os elementos de classificação nelas implicados permitiam já a elaboração de um quadro mais vasto que o fornecido pelo tradicional septenário das artes liberais, apesar de persistir a tendência cultural para a essas reduzir o conjunto das ciências. Diversas sobreposições entre as três classificações evitavam que na Idade Média fossem percebidas como contraditórias entre si; incitavam mesmo à sua integração, ou pelo menos ao seu desenvolvimento. Ao longo dos séculos abundam as tentativas de integração dos vários modelos21, nomeadamente em opúsculos (sobretudo do século XII22 e do século XIII23), mas também em obras mais longas24, enciclopédias25, comentários26, textos exegéticos27.
A esta abundante literatura sobre a classificação e conteúdo das ciências acrescem os esquemas, como o de Coimbra. Na quase totalidade dos textos ou dos esquemas ensaiam-se, de facto, sínteses dos diferentes modelos, apresentando-os por acumulação ou sucessivamente28.
3. Os esquemas: funções e modalidades
Os esquemas das ciências podem ocorrer isoladamente ou integrados em obras para melhor explicitar a sua organização. Patrice Sicard salientou o persistente interesse por esquemas de função didáctica na escola de S. Victor de Paris29. A utilização de diagramas estava mais ou menos difundida enquanto instrumento utilizado pelos mestres no seu ensino30. Esta utilização didáctica dos esquemas vem da Antiguidade e desenvolveu-se nas escolas carolíngias31. Riquério de Reims nas suas Historiae narra a disputa em Ravena no ano 980, perante a corte de Otão II e uma assembleia de sábios, entre Gerbertus de Aurillac, então scholasticus de Reims e futuro papa Silvestre II, et Othricus, scholasticus de Magdburg, para discussão da figuram illam de partibus philosophiae em vista a determinar o lugar da matemática e da física no conjunto das ciências32. Othrico compusera uma figura para mostrar a Otão a posição errada de Gerberto e um ano depois reúne-se essa assembleia de escolarcas em que Otrico e Gerberto discutirão as suas divisões das ciências. Em sua defesa Gerberto retomava a divisão da filosofia em teórica e prática, de origem aristotélica e transmitida por Isidoro, colocando lado a lado a física e a matemática como espécies da teorética33. Subentende-se que Otrico estava do lado da tradição platónico-estóica, colocando a matemática como sub-espécie da física. Como se depreende da continuação do debate, o que parece estar em questão, não é a simples esquematização das ciências, mas sim o modo e âmbito de discussão de problemas como a causa da sombra, a causa da criação do mundo, ou se o racional é mortal. Da posição de uma dada ciência no sistema geral depende o modo de discutir os respectivos objectos e mesmo a subdivisão dos seus problemas mais gerais em problemas mais analíticos.
Riquério de Reims não nos transmite os próprios esquemas usados por Otrico e Gerberto. Por outros exemplos que nos chegaram sabemos que os esquemas das ciências podiam ser de vária origem e revestir uma grande diversidade gráfica. Eram elaborados por copistas34, por leitores que usavam espaços não escritos nos manuscritos35, ou podiam mesmo fazer parte do texto, como nas glosas de Guilherme de Conches sobre a Consolação da Filosofia de Boécio I, 136.
Não existe um estudo de conjunto dos esquemas medievais das divisões das ciências, ou mesmo uma simples recolha sistemática ou até um repertório, se bem que alguns esquemas sejam célebres e se encontrem mesmo impressos37.
Martin Grabmann na sua clássica obra sobre o método escolástico tinha chamado a atenção para certos textos curtos de classificação das ciências, assim como certos esquemas isolados38. Entre esses destacava os manuscritos latinos 9921 e 14616 da Bayerische Staatsbibliothek de Munique, que contém esquemas das ciências sem qualquer texto de acompanhamento39. Para citar apenas um exemplo célebre, o manuscrito 186 da Universitätsbibliothek de Erlangen contém no f. 233r um esquema que não apresenta qualquer elo com as restantes obras do mesmo manuscrito40.
O desconhecido esquema de Otrico no século X tinha a intenção de fornecer um quadro de conjunto sobre um tema específico e ser de fácil compreensão para o público da corte imperial. Esta função de substituição e complementaridade pedagógica atribuída aos esquemas é bem evidente nas próprias palavras de Guilherme de Conches sobre Boécio, nas glosas atrás referidas: «diuisionem quam praediximus oculis ostendamus». Mostrar ao olho: onde, para o conseguir, a forma conta tanto como o conteúdo41. Seja qual for a sua organização, o esquema não tem uma função heurística, mas sobretudo pedagógica: fazer ver o que o texto explica, quer esteja presente, quer ausente.
O esquema em círculo (as rotae), como em Herrad, pode traduzir a organicidade sistemática do saber e a contiguidade entre as suas partes, e mesmo um certo programa de aquisição progressiva, mas é limitado quanto à possibilidade de inclusão de novas ciências ou a explicitação de relações e dependências múltiplas. O esquema ramificado (as arbores) testemunha um esforço teórico orientado para a definição interna da ciência, seguindo o método das divisões, muito apreciado na Idade Média42. A arbor, constituindo uma totalidade, é harmoniosamente hierarquizada, mas as suas partes ou ramos ficam por isso mesmo isoladas no seu nível próprio, cada uma não comunicando com as restantes senão através do nível que lhe é superior e do que lhe é inferior, valorizando uma dinâmica de subordinação puramente vertical com o superior genérico ou o inferior específico. O esquema em árvore, assente no método lógico e ontológico das divisões43, apresenta-se como mais aberto à complexificação, porque é sempre possível acrescentar novas ramificações. Por outro lado, o esquema arborescente evoca mas não permite discutir o problema da subalternação das ciências, colocado por Aristóteles e longamente discutido a partir do século XIII para compreender a relação hierárquica entre as ciências que colhem os seus princípios em outras ciências, como acontece com a óptica que os retira de uma ciência que lhe é “superior”, como a geometria44.
4. O esquema de Coimbra
Quais são então os elementos característicos da classificação da scientia propostos pelo esquema de Coimbra? Para o que segue, ver atrás a Imagem 1. A ausência de um texto explicativo impede-nos de saber como o autor entrevê as relações entre as ciências, quais os respectivos métodos, quais as suas fontes textuais. Todavia, as denominações preferidas pelo autor não são indiferentes e podem guiar-nos na identificação das suas fontes prováveis45. Se as compararmos com as classificações propostas por Isidoro, aparecem três novas designações: a eloquência, a poesia, a mecânica.
O reagrupamento e colocação ao mesmo nível de quatro divisões principais da scientia, não evita a impressão de heterogeneidade ou mesmo de oposição entre estes grupos. Com a excepção de apenas três casos (a própria scientia, a mechanica, a mathematica) a preferência vai para a divisão em dois ou três ramos. Não existe qualquer ligação horizontal entre ciências e o traço de união representa simultaneamente uma relação de inclusão e de hierarquia entre as ciências. Sem representações gráficas de rupturas, o esquema pretende integrar saberes que não são realmente opostos, mas sim partes coerentes e divisões de um género primeiro (a Scientia) para permitir a acção e o conhecimento humanos, bem como a sua expressão.
É de facto a scientia que o autor divide em quatro ramos: eloquentia, sapientia, poesis, mechanica. A scientia é, portanto, o conjunto do saber, que se estende desde as ciências da linguagem aos trabalhos de manufactura. É sabido que para certos autores e em certos contextos scientia equivale a philosophia, enquanto que outros dão a sapientia como sinónimo de philosophia46. Colocando a scientia no vértice do esquema, o nosso autor parece aproximar-se das definições dadas no anónimo Tractatus quidem de philosophia et partibus eius: «Differt autem scientia ab arte, quoniam ars est collectio preceptorum quibus ab aliquid faciendum facilis quam per naturam informamur. Scientia autem est rerum cognitio cum certa ratione quare ita sit47». Como o assinala o seu editor, esta definição de scientia está próxima da de Isidoro : «scientia est cum res aliqua certa ratione percipitur» (Etimologias, II. 24, 2).
A presença das sete artes mecânicas denuncia inegavelmente as concepções de Hugo de S. Victor, mais precisamente a exposição dos capítulos 20-27 do livro II do Didascalicon48 onde a mecânica é incluída entre as ciências, constituindo um dos seus quatro ramos autónomos, ao lado da theorica, da practica e da logica. Hugo não é seguramente o primeiro a discutir a mecânica enquanto ars49, mas recupera-a e dá-lhe um lugar coerente numa divisão das ciências e no plano de formação do homem autónomo. A novidade da integração das artes mecânicas para o campo das ciências testemunha a valorização do trabalho de manufactura, que se torna mais evidente com o século XII. No esquema de Coimbra as designações e a ordem das artes mecânicas correspondem à dada por Hugo de S. Victor: lanificium, armatura, navigatio, agricultura, venatio, medicina, theatrica (apenas as duas última trocaram de lugar). Contudo, o esquema não adopta a intenção hugoniana, que pretende fazer delas uma estrutura simétrica das artes liberais, e por isso também as reagrupara em trivium, que inclui as três primeiras, porque elas «dizem respeito à protecção da natureza face ao que é exterior», enquanto as outras quatro formam o quadrivium e estão «relacionadas com a protecção interna e fazem que a natureza se mantenha alimentando-se e cuidando-se»50. As artes mecânicas de Hugo foram acolhidas logo por Raul de Longo Campo (c. 1150/60-1213/16) no seu comentário sobre o Anticlaudiano de Alano de Lille51, tal como aparece no esquema presente em um dos manuscritos desta obra (cfr. Imagem 5)52, mas não nos outros53. É verdade que certos autores ignoram as artes mecânicas, mas outros, como Roberto Kilwardby, seguem, no século XIII, o trilho do Vitorino54.
Já a poesis é raramente evocada nos esquemas das ciências, mesmo que alguns autores a refiram. Os poetae vel magi estão situados fora do círculo das artes liberais no diagrama de Herrad de Hohenbourg já citado (cfr. Imagem 2). No esquema de Coimbra a arte da composição, da poesia, dividida em metrica e ritmica, entra de pleno direito no conjunto das ciências. No já mencionado esquema de Raul de Longo Campo (cfr. Imagem 6) ela tem quatro divisões (fabula, historia, satira -tragedia sub ystoria continetur-, argumentum). Pelo contrário, para o autor do nosso esquema a poesis restringe-se à ars versificatoria55, não se abrindo a outros géneros literários56. Isidoro não se refere à poesis enquanto ciência, atitude igualmente adoptada por Hugo de S. Victor ou por Roberto Kilwardby entre outros autores. Não seria contraditório incluir a poética entre as ciências da eloquência, mas o autor renunciou a fazê-lo, possivelmente para conferir a este conjunto a sua integridade tradicional.
Passemos agora ao outro lado do esquema, à eloquentia. Ela inclui gramatica, dialetica, rethorica, as artes do trivium. Constatámos que na classificação saída de Aristóteles a lógica não era considerada uma parte da filosofia, pois não era entendida senão como um instrumento preparatório, utilizável por todas as ciências, das quais estava separada57. O termo eloquentia parece provir de uma tradição que quer encontrar uma simetria com a sapientia58, evitando simultaneamente o nome logica. Hugo de S. Victor utiliza a designação logica59 e submete-a a uma divisão em grammatica e ratio disserendi que de certo modo quebra a unidade tradicional do trivium (cfr. Didascalicon, II, cap. 20-30). Mas Guilherme de Conches nas suas glosas sobre a Consolação da Filosofia de Boécio (cfr. Imagem 4) divide a scientia em duas espécies: sapientia et eloquentia e as espécies desta última não são senão o trivium60, exactamente como no nosso esquema.
Enfim, no que diz respeito à sapientia, o esquema de Coimbra coincide mais uma vez com o de Guilherme de Conches, se exceptuarmos ajustes menores. Não seria inútil recordar o que da sapientia diz justamente Guilherme: «Sapientia et philosophia idem sunt (sabedoria e filosofia são o mesmo)», ou pouco depois: «Sapientiae vel philosophiae sunt duae species (há duas espécies de filosofia ou sabedoria)», ou na conclusão das suas diversas espécies ou subespécies: «Quia ergo omnis philosophia uel theorica uel practica est, in philosophicis operibus praeter theoricam et praticam nichil continetur (portanto, porque toda a filosofia ou é teórica ou prática, nos assuntos filosóficos nada está contido para além de teoria e prática)61». Para Guilherme de Conches isso confirma também que a eloquentia (ou seja, o conjunto das artes do trivium) não faz parte da filosofia. Também no nosso esquema, a sapientia divide-se em theorica e pratica, como acontecerá com outras ciências (nomeadamente a geometria, a astronomia, e a ethica). O que nos faz regressar mais uma vez à classificação aristotélica transmitida por Isidoro (ver acima), através do que parece uma coincidência de estrutura, mas com a adopção de designações diferentes para o conjunto da sapientia / philosophia. Quanto às divisões da filosofia prática (ethica, economica, politica) as designações também diferem das transmitidas por Hugo de S. Victor, mas coincidem com as de Guilherme de Conches62 ou de Raul de Longo Campo.
A divisão da theorica, a que outros chamam speculativa, em theologia, mathematica, phisica, releva da tradição (e está próxima proposta por Guilherme de Conches e de Raul de Longo Campo, sendo que este é o único a dividir a física, mas nenhum dos dois segmenta a teologia. Uma minuciosa divisão surge então para a mathematica, e que é exactamente o quadrivium: arismetica, musica, geometrica, astronomica. Aí todas se cindem, à excepção da arismetica, sendo que a mais complexa é a musica, cujas espécies e divisões se aparentam às expostas por Guilherme de Conches: mundana, instrumentalis, humana, divisão que tem a sua fonte em Boécio, De musica, I, 163. Podemos notar que a instrumentalis se divide em metrica, melica, ritmica; a melica comporta enarmonica, diatonica, cromatica. Mas, não há traço da tripartição da astronomia, presente em Raul de Longo Campo; pelo contrário, encontramos uma divisão da geometria em prática e teórica. Por sua vez, o conteúdo da teorica coincide com a divisão da geometria adoptada por este último: altimetria, planimetria, cosmimetria.
5. Algumas conclusões
O esquema de Coimbra partilha as divisões e designações das ciências propostas por autores do final do século XII ou do início do século XIII, nomeadamente Hugo de S. Victor, Guilherme de Conches, Raul de Longo Campo. Esta aproximação, por intermédio dos vitorinos e da “escola” de Conches não é totalmente surpreendente. Podemos constatá-la também na história do mosteiro de Santa Cruz, seja na constituição da sua biblioteca64, ou mesmo nos sermões do seu monge mais ilustre, Santo António de Lisboa/Pádua65.
Não é possível afirmar que o copista de Coimbra seja o autor do esquema, porque poderia tê-lo simplesmente transcrito de um exemplar. Neste esquema, onde se enxertam duas diferentes classificações das ciências, encontramos divisões e nomes que não se sobrepõem de modo exacto a cada uma delas. Bebendo em fontes de diversa inspiração, este esquema parece, pelo menos, ter na sua origem um leitor esclarecido e conhecedor de novidades, capaz de seleccionar elementos das suas leituras, a fim de elaborar uma classificação coerente. E, mesmo assim, a sobreposição que opera evita a introdução de incoerências face ao saber da época. Uma estratégia de acumulação diferente fora utilizada por Isidoro porque apresenta em separado as duas divisões tradicionais, tal como cinco séculos mais tarde o autor do Tractatus quidem de philosophia et partibus eius oferece sucessivamente quatro diferentes divisões das ciências, a segunda das quais, como foi referido, corresponde ao essencial do nosso esquema66.
Podemos supor que o autor tenha querido alcançar um grau de elaboração mais complexo, integrando elementos de diversa proveniência. Apesar disso o seu esquema traduzia uma concepção e uma imagem do saber cuja caducidade parecia já anunciada. Ele acolhe, é certo, novidades do século XII e testemunha o estilhaçar das fronteiras do saber, se bem que permaneça totalmente estranho aos efeitos da recepção da scientia arabum no Ocidente, cujo exemplo mais notável encontramos na Divisio scientiarum de Gundissalinus67. Também nenhum indício deixa supor o conhecimento das obras de Aristóteles recentemente traduzidas, que darão origem e nome a novas ciências, ou delas se tornarão o livro de estudo68. Trata-se inegavelmente de um esquema proveniente da cultura monástica do século XII, dando prova de curiosidade pelo mundo e pelo saber, mas preso à herança dos esquemas classificatórios greco-romanos, longe da agitação universitária que alterará o saber no século seguinte.
A clareza e a elegância gráfica desta classificação das ciências, como de outros esquemas semelhantes, indiciam uma função didáctica, se bem que não inclua um programa pedagógico explícito. Nenhum sinal permite apreender qualquer orientação quanto à ordem de aprendizagem das ciências, pois, ao contrário do que acontece em outras representações (como na escada filosófica do manuscrito de Leipzig - cfr. Imagem 3), a organicidade e a progressão da sua aquisição não são mencionadas69. A arquitectura do conjunto traduz a imagem de unidade da ciência enquanto ideal de apreensão da globalidade do que é cognoscível, ou útil, no mundo. Compreende-se assim a razão pela qual foi copiado no início de uma ambiciosa enciclopédia alto-medieval, ainda em uso no século XII e mesmo depois, mas já superada, como mostrava o próprio esquema, uma vez que uma parte da trintena de ciências que o integram não era considerada enquanto tal nas classificações propostas nas Etimologias de Isidoro de Sevilha.
A integração das obras de Aristóteles nos planos de estudos da universidade nascente e a extensa tradução para latim da literatura científica árabe, obrigariam a mais profundas revisões nos modos de entender a organização e classificação das ciências. É certo que nas revisões realizadas ao longo do século XII já se encontrava a fundamentação para a autonomia de ciências como a Física, a Metafísica, a Ética, ou mesmo a Lógica. Nessas classificações das ciências encontrava-se mesmo uma das razões para a curiosidade e interesse por domínios científicos até aí não cultivados na cultura latina. E, nesse aspecto, o esquema de Coimbra, que incorpora as últimas novidades e discussões sobre as partes da ciência, dá testemunho de um inexorável alargamento dos horizontes do saber e dos limites do mundo.