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Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Medievalista  no.28 Lisboa jul. 2020

 

VARIA

Exposição MNAA: Alvaro Pirez d’Évora. Um pintor português em Itália nas vésperas do Renascimento

Alvaro Pirez d’Évora. A portuguese painter in Italy on the eve of the Renaissance

Isabel Cristina Fernandes1
https://orcid.org/0000-0003-0725-7768

1 Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de Estudos Medievais; Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (Município de Palmela) 1070-312 Lisboa; 2954-001 Palmela, Portugal. isacrisff.ed@gmail.com


 

Esteve patente no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), entre 29 de novembro de 2019 e 15 de março de 2020, a notável exposição “Alvaro Pirez D’Évora. Um pintor português em Itália nas vésperas do Renascimento”, organizada por este museu em colaboração com o Polo Museale della Toscana (Itália). Comissariada por Lorenzo Sbaraglio e Joaquim Oliveira Caetano, contou com o patrocínio da Fundação La Caixa/BPI, parceiro do MNAA e o apoio de várias outras entidades. As obras expostas foram emprestadas por privados e por museus europeus de renome, como a Gallerie degli Uffizi (Florença), a Pinacoteca Nazionale di Siena, o Museo Nazionale di San Matteo (Pisa), o Museo di San Marco (Florença), a Galleria d’ Arte Moderna (Milão), a Gemaldegalerie de Berlim, o Musée du Petit Palais (Avignon), o Szépmuvészeti Múzeum de Budapeste, entre outros. De Portugal, os painéis selecionados provieram das coleções do Museu de Évora e do MNAA.

Álvaro Pirez nasceu em Évora (c. 1370/80), mas desenvolveu a sua formação e produção artística em Itália, documentada entre 1410 e 1434. É referido pelo pintor, arquiteto e biógrafo Giorgio Vasari como “Alvaro di Piero di Portogallo”. O principal objetivo da mostra foi a apresentação do percurso de trabalho do pintor, dando a conhecer o enquadramento cultural em que decorreu e as influências que teve. A maior parte da sua produção centrou-se na Toscana - Volterra, Lucca, Pisa e Prato -, considerando-se que foi em Pisa que teve lugar o período de maior maturidade da sua produção e o mais duradouro, embora tivesse realizado obra mais abundante para as igrejas de Volterra. Trabalhou também noutras partes de Itália, como Cagliari (Sardenha) e Nola (Nápoles). É considerado um pintor do tardo-gótico, seguidor da tradição de Trezentos mas com clara influência de mestres florentinos como Gherardo Starnina, Lorenzo Ghiberti, Lorenzo Monaco e, mais tarde, de Gentile da Fabriano.

A exposição foi organizada em sete núcleos. O primeiro, dedicado aos “Grandes Mestres”, expôs “A Anunciação”, requintada e preciosa obra que pertenceu ao chanceler Konrad Adenauer e foi atribuída a Álvaro Pirez pelo professor Frederico Zeri. Recentemente adquirida pelo MNAA, foi a escolhida para imagem de cartaz. Nesta sala de abertura mostraram-se obras de outros pintores que terão feito parte da formação de Álvaro Pirez e contribuído para a definição do seu estilo. De entre as obras expostas destaquem-se duas de Fra Angelico e a “Virgem da Humildade”, de Gentile da Fabriano.

O segundo núcleo, “Mediterrâneo”, foi concebido para evocar a circulação artística no espaço mediterrânico e particularmente as relações entre a Península Ibérica e a Itália, lembrando as passagens de Starnina e Veneziano por Toledo e o seu contributo para a renovação tardo-gótica florentina. Aqui se expôs o magnífico “Cristo Ressuscitado Abençoando”, de Álvaro Pirez (c. 1430-1435).

O terceiro centrou-se em “Portugal”, para relacionar os novos ambientes da dinastia de Avis com o gótico pujante e internacionalizado dos estaleiros da Batalha, as encomendas pictóricas e escultóricas da corte. O núcleo destacou o Retrato de D. João I e uma interessante seleção de esculturas.

Os núcleos seguintes (4 a 7) correspondiam às escolas pictóricas das cidades onde o pintor mais trabalhou - Lucca, Pisa, Volterra e Prato. Na sala de “Lucca” (4) foram evidenciados os pintores Spinello Aretino, Angelo Puccinelli, Battista di Gerio e Gherardo di Starnina, e a influência de Álvaro Pirez na formação de pintores da geração seguinte, como Priamo della Quercia e Borghese di Piero, mostrando-se, deste último, uma grande cruz que dominava a parede frontal da sala. Este núcleo incluiu também a reconstrução parcial de um políptico de Pirez (c. 1424).

Na sala dedicada a “Pisa” (5), evocaram-se artistas de Siena que aqui trabalharam, em inícios do séc. XV, como Taddeo di Bartolo e Martino di Bartolomeo, nomeadamente na pintura de bandeiras das confrarias, de que se puderam admirar três, de di Bartolo, que é reconhecido como o mestre de Álvaro Pirez. A peça nuclear da sala foi a belíssimaVirgem com o Menino e Anjos”, que Pirez pintou para a Igreja de Santa Croce in Fossabanda e que exibe a inscrição em português: ALVARO PIREZ D’EVORA PINTOV.

O núcleo 6, “Volterra”, organizou-se apenas com obras de Álvaro Pirez, entre as quais a tábua “A Virgem com o Menino e Dois Anjos” (c. 1425-1430) e a reconstituição do “Políptico de Santa Catarina”.

A participação de Pirez com pintores florentinos, em 1411, no programa de frescos (que não subsistiram) do Palácio Dattini, da cidade de Prato, motivou, no núcleo 7, “Prato”, a apresentação cenográfica de um conjunto de desenhos preparatórios desses frescos. Desta última sala destaque-se ainda, de Niccolò di Pietro Gerini, o “Cristo em Piedade com os Símbolos da Paixão” (c. 1400-1405).

A exposição mereceu elogiosas apreciações nacionais e internacionais, de historiadores e críticos de arte, nomeadamente de Geoffrey Nuttal (Courtland Institute of Art, Universidade de Londres).

O catálogo faz jus à excelência da exposição, com artigos de especialistas que convidam o leitor a um aprofundamento do percurso e da leitura artística das obras de Álvaro Pirez e de outros grandes nomes do quattrocento italiano, representados nesta mostra.

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Desdobrável da exposição “Alvaro Pirez d’Évora - um Pintor Português em Itália nas Vésperas do Renascimento”, DGPC, Museu Nacional de Arte Antiga, 2020.

Press Release da exposição “Alvaro Pirez d’Évora - um Pintor Português em Itália nas Vésperas do Renascimento”, DGPC, Museu Nacional de Arte Antiga, 2020.

CAETANO, Joaquim - Descobrir as Coleções do MNAA - Álvaro Pires d’Évora - «Anunciação», DGPC, MNAA, 2018 - Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7FVkJwAKdDg

CAETANO, Joaquim e SBARAGLIO, Lorenzo (coord. cient.) - Álvaro Pirez d’Évora, um pintor português em Itália nas vésperas do Renascimento. Catálogo da exposição. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga / Polo Museale della Toscana / Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2020.

PEREIRA, Fernando António Baptista - “Álvaro Pirez de Évora: Um Pintor Português na Itália dos Alvores do Renascimento”. Jornal de Letras (fevereiro 2020), pp. 23-24.

 

Como citar este artigo | How to quote this article:

FERNANDES, Isabel Cristina - “Exposição MNAA: Alvaro Pirez d’Évora. Um pintor português em Itália nas vésperas do Renascimento”. Medievalista 28 (Julho-Dezembro 2020), pp. 481-491. Disponível em https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt.

 

Data recepção do artigo / Received for publication: 16 de Abril de 2020

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