SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Método espacio-temporal para el reconocimiento de acciones humanas en el espacio canónico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

RISTI  no.8 Porto dez. 2011

 

Editorial

 

Luís Paulo Reis*

*Universidade do Minho

 

O oitavo número da RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação) é dedicado à temática dos Sistemas Inteligentes e de Apoio à Decisão. Integra contribuições originais e relevantes nestas temáticas, nas suas diferentes dimensões, com ênfase para os Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-Agente; Ambientes Inteligentes; Aprendizagem Computacional e Mineração de Dados; Reconhecimento de Padrões; Análise Inteligente de Vídeo/Imagem; Representação do Conhecimento; Sistemas de Apoio à Decisão; e Aplicações de Sistemas Inteligentes e de Apoio à Decisão.

O conjunto de seis artigos que se publica neste número da RISTI resultou da avaliação cuidada realizada pelos membros da comissão científica dos trinta e sete trabalhos submetidos pelos autores a este número especial da revista. Cada trabalho foi sujeito à avaliação por três membros da comissão científica, resultando numa taxa de aceitação final de 16%. Dos trabalhos submetidos, 14 foram oriundos de Espanha, 8 do Brasil, 7 de Portugal, 3 de Cuba, 2 da República Dominicana, 1 do México, 1 da Argentina e 1 da Colômbia.

Os artigos publicados cobrem diversas vertentes das áreas dos Sistemas Inteligentes e de Apoio à Decisão. Mais especificamente abordam: o reconhecimento de acções humanas em vídeo, algoritmos de recomendação para comércio electrónico, desenvolvimento eficiente de sistemas multi-agente, classificação de textos usando a Wikipedia, análise de opiniões expressas em redes sociais e decisão na selecção de provedores de Tecnologias da Informação.

O primeiro artigo aborda o cada vez mais actual e importante problema do reconhecimento de acções humanas a partir de vídeos. É apresentado um novo algoritmo para a detecção de comportamentos humanos em tempo real. Inclui ainda resultados da sua aplicação a repositórios de dados públicos, contendo vídeos com acções humanas, gravados em diversas condições.

O segundo artigo apresenta um algoritmo de recomendação para aplicações de E-commerce, baseado em passeios aleatórios num grafo bipartido. Apresenta também a avaliação do algoritmo, realizada com dados provenientes de transacções comerciais reais, através da sua comparação com cinco outros algoritmos, usando uma base de dados comum.

O terceiro artigo aborda o problema do desenvolvimento eficiente de Sistemas Multi-Agente. Apresenta um modelo/arquitectura que funciona como base para uma construção mais eficiente de Sistemas Multi-Agente. O modelo baseia-se em cinco princípios fundamentais: estandardização, especialização, facilidade de implementação, reutilização e computação distribuída. Assenta no conceito de comunidades inteligentes especializadas com funcionalidades específicas.

O quarto artigo descreve um classificador que tem como base a Wikipedia para a criação do corpus que define uma dada categoria mediante técnicas de processamento de linguagem natural que analisam sintacticamente os textos a classificar.

O quinto artigo está centrado na análise de opiniões expressas em redes sociais. Para tal, utiliza técnicas de Análise Sentimental, para verificar se a informação existente no Facebook e no Twitter pode ser utilizada para estimar valores úteis para a comercialização, de bens ou serviços, com vista ao seu lançamento no mercado.

Finalmente, no último artigo, é tratada a problemática da decisão na selecção de provedores de Tecnologias da Informação. Através da aplicação de um protocolo de revisão sistemática de Engenharia de Software o artigo apresenta a selecção de dezasseis critérios de avaliação de provedores de Tecnologias de Informação.

Por último gostaria de agradecer, a todos os autores, por terem escolhido a Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, e este número temático em particular, para submeterem o seu trabalho de investigação, contribuindo para a qualidade deste número e da revista. Finalmente, gostaria de agradecer o esforço e dedicação do conselho científico, que teve árduo trabalho de avaliação dos artigos, permitindo a sua avaliação cuidada.