1. Introdução
Ao publicar este número regular de junho de 2023, a RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação - completa quinze anos de existência, com a publicação ininterrupta de números regulares e ainda de números não regulares através da publicação de números especiais. Os números regulares começaram por ser publicados semestralmente a partir de junho de 2008, tendo passado em 2014 para uma periodicidade trimestral. No computo geral, são cinquenta números regulares publicados, acrescidos de sessenta números especiais, ou seja, cento e dez edições já publicadas em quinze anos de vida da revista. Estes brilhantes números deixam-nos muito orgulhosos e esperançados para o futuro da RISTI, porque não é fácil manter uma dinâmica de longevidade e continuidade, face às adversidades que vão emergindo do meio ambiente, por vezes de fontes e origens inesperadas.
Este bonito e bem-sucedido percurso da RISTI somente foi possível devido ao esforço, resiliência e colaboração de muitos académicos ibero-americanos do domínio dos sistemas e tecnologias de informação, desde o fundador e diretor da revista, até aos autores de artigos e de editorais, passando por todo o conselho editorial, que avalia minuciosamente cada um dos artigos submetidos pelos autores, sem esquecer os leitores finais dos artigos publicados na revista.
Neste número histórico da RISTI foram submetidos pelos autores um total de oitenta e quatro artigos científicos para avaliação pelo conselho editorial, tendo sido selecionados para publicação os oito considerados como melhores, o que corresponde a uma apertadíssima e exigentíssima taxa de aceitação de 9,5%.
Que venham mais quinze anos de publicação ininterrupta da RISTI!
2. Estrutura
Este número da RISTI apresenta os seguintes artigos:
O primeiro artigo "A systematic review of dengue classification models using machine learning" revê 33 estudos científicos utilizando a metodologia PRISMA. Os métodos de aprendizagem de máquina mais usados são redes neurais e máquina vetorial de suporte. Os investigadores utilizam frequentemente variáveis climáticas e demográficas para melhorar a precisão. Predominam redes neurais, recorrentes, profundas e multicamadas, bem como métodos de séries temporais como LSTM e ARIMA para prever surtos de dengue. Os resultados obtidos são que os algoritmos de machine learning mais utilizados são as redes neurais (NN) e a máquina vetorial de suporte (SVM). A tendência é incluir variáveis climáticas e demográficas nos modelos de previsão.
O segundo artigo "Influência dos indicadores relacionados com a administração pública em linha no Índice de Transparência Municipal (ITM) de Portugal" investiga o impacto dos indicadores da administração pública em linha na transparência municipal em Portugal, examinando 15 indicadores. Através de análises estatísticas, determina-se a sua capacidade de explicar o Índice de Transparência Municipal (ITM) e identificam-se semelhanças entre municípios e indicadores. Os resultados revelam que alguns indicadores têm um poder explicativo significativo do ITM, destacando-se aqueles que são mais influentes. Isto demonstra a relação entre a administração pública em linha e a transparência, fornecendo informações sobre a melhoria da transparência através da administração pública em linha nos municípios portugueses.
O terceiro artigo "Efeitos da realidade aumentada na aprendizagem das ciências naturais: uma revisão sistemática da literatura" analisa o impacto da realidade aumentada na aprendizagem de ciências em alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário. Utilizando a metodologia PRISMA, foram selecionados 10 artigos entre 2010 e 2022 de diversas bases de dados. A maioria dos estudos (8) utilizou métodos experimentais. Os resultados sugerem que a realidade aumentada teve efeitos positivos na aprendizagem, motivação, competências visual e espaciais e envolvimento dos alunos nas tarefas de aprendizagem.
O quarto artigo "Automatic Programming Task Grading Systems: Review and Critique" analisa sistemas e abordagens de correção automatizada de tarefas de programação, fornecendo uma visão geral de suas funções e desafios. Tendo sido desenvolvidos sistemas automáticos de feedback e classificação, sendo que os resultados apontam para diferenças notáveis entre a academia e a indústria neste contexto, além da falta de estruturas de avaliação padronizadas para essas ferramentas.
O quinto artigo "Modelo de tendência para séries complexas: estudo de caso de tarifas de hotel" apresenta-se uma combinação de teoria da complexidade e suavização exponencial que é usada para entender os padrões nas tarifas de hotel. As séries de dados são divididas em partições e cinco métodos de plotagem são aplicados. O gráfico de comprimento R mostra anti-persistência com um ciclo de comprimento n=8, utilizado no modelo aditivo Holt-Winters com parâmetros (a=0,36, b=0,78, y=0,67), minimizando o erro. Esta combinação de métodos permite um ajustamento sazonal eficaz dos dados tarifários.
O sexto artigo "Divergência nos níveis de maturidade do governo eletrônico no México" tem dois objetivos principais: primeiro, demonstrar que os sites de governo eletrônico no mesmo nível de maturidade podem apresentar diferenças significativas; em segundo lugar, propor categorias derivadas de um nível de maturidade do governo eletrônico para avaliar com precisão os sites de governo eletrônico de nível municipal no México. Utilizando uma abordagem descritiva, foram analisados os 2470 municípios das 32 entidades mexicanas. Os resultados revelam divergências notáveis entre sites que estão no nível interativo, sugerindo dois tipos de sites interativos, alguns com funções assíncronas e outros síncronos, implicando um nível básico e avançado de interação. Este estudo contribui para a compreensão das etapas da administração pública em linha.
O sétimo artigo “El efecto de un programa de psicoterapia de telesalud en la salud mental de jóvenes en alto riesgo psicossocial” apresenta um estudo experimental que avaliou o impacto da psicoterapia de telessaúde na saúde mental de jovens em risco utilizando o Goldberg General Health Questionnaire. Os participantes foram divididos em um grupo intervenção que recebeu oficinas síncronas e um grupo controle sem intervenção. Antes da intervenção, 67% do grupo controle e 93% do grupo experimental apresentavam sintomas psicopatológicos. Após a intervenção, estes valores diminuíram para 73% e 27%, respetivamente. A diferença não foi significativa no grupo controle, mas foi significativa no grupo experimental, sugerindo que a psicoterapia de telessaúde liderada por enfermeiros melhora significativamente a saúde mental de jovens em risco.
Finalmente, o oitavo e último artigo, intitulado "Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação UX de um protótipo conceitual de assistente de voz" examina a experiência de 100 participantes, divididos igualmente entre brasileiros e portugueses, utilizando um sistema de conversação com assistente de voz automatizado. A avaliação da experiência do usuário (UX) incluiu estatística descritiva, análise da comunicação verbal dos utilizadores e o uso da escala SUS. A abordagem metodológica revelou que o protótipo conceitual tem potencial para simplificar a rotina dos profissionais de estética e beleza, embora algumas funcionalidades, como a nomenclatura dos botões e a acessibilidade, precisem de melhorias. Além disso, foi destacado que as opiniões variam entre brasileiros e portugueses, com a preferência destes últimos pela solução.
3. Agradecimentos
Esta introdução termina agradecendo a todos os autores e membros do conselho editorial que participaram no processo de revisão dos artigos que compõem esta edição, desejando que este número da RISTI seja mais um elemento de avanço do conhecimento e um importante contributo ibero-americano para o campo dos sistemas e tecnologias de informação, que estão a redesenhar e a expandir cada vez mais a economia digital.
Um agradecimento especial às associações científicas AISTI e ITMA, promotoras da RISTI, assim como às Bases de Dados de Revistas Académicas como Academic Journals Database, Dialnet, DOAJ, DOI, EBSCO, GALE, Google Scholar, IndexCopernicus, Information Systems Journal, Latindex, ProQuest, QUALIS, SciELO, SCImago, Scopus, SIS, Ulrich's e Web of Science, entidades que contribuem para que a RISTI seja uma revista científica de referência internacional.