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Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Estúdio vol.3 no.6 Lisboa dez. 2012

 

MÃOS

HANDS

O Cahier de Linoléum, de Viteix. História, ideologia e pesquisa plástica

The CahierLinoléum, from Viteix: History, ideology and art quest

 

Teresa Matos Pereira *

*Portugal, artista visual. Doutoramento em Belas-Artes (Pintura); Mestrado em Teorias da Arte; Licenciatura em Artes Plásticas (Pintura) pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Afiliação: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação.

Endereço para correspondência

 

 

RESUMO:
Em 1984, o pintor angolano Vítor Teixeira (Viteix), edita, em Paris o Cahier de Linoléum, que reúne mais de duas dezenas de gravuras em linóleo. No seu conjunto estas imagens abrangem questões que vão desde acontecimentos históricos que marcaram os derradeiros anos do regime colonial a episódios do quotidiano, onde a experimentação plástica surge associada à reflexão em torno da identidade cultural.

Palavras chave: Viteix, Gravura, Arte angolana, colonialismo, identidade cultural

 

 

ABSTRACT:
In 1984, the Angolan painter Victor Teixeira (Viteix), publishes in Paris the "Cahier de linoleum", which brings together more than two dozen prints on linoleum. Altogether these images cover issues ranging from historical events that marked the last years of colonial rule to daily episodes where plastic experimentation comes associated with reflection on cultural identity.

Keywords: Viteix, engraving, Angolan art, colonialism, cultural identity

 

 

1. Ação e Criação artística

Vítor Manuel Teixeira, (1940-1993), ou Viteix – nome com o qual assinará a sua obra , destaca-se como uma das figuras chave no cenário das artes plásticas angolanas após a independência do país, não só pela ação desenvolvida enquanto criador, mas igualmente enquanto formador e dinamizador.

Com a Independência Nacional regressa a Angola onde será membro fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos (desempenhando o cargo de Secretário – Geral entre 1987-89), professor do 1º Curso de Instrutores de Artes Plásticas desenvolvido em 1978 pelo Conselho Nacional de Cultura, membro da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) e trilhando um percurso enquanto artista, onde a investigação e aprofundamento plástico dos valores estético-simbólicos do património cultural angolano, é assumida como força motriz para a criação de uma poética individual que, reclamando as raízes identitárias africanas, não esquece a dimensão universal da arte.

Viteix irá desenvolver uma gramática visual e plástica dominada antes de tudo, pela presença e poder do desenho, onde a linha fluida define corpos e formas em movimento ao mesmo tempo que assume a capacidade de criar uma caligrafia cada vez mais individualizada. A sobreposição de figuras humanas, animais e símbolos num espaço imaterial, começa a evidenciar-se na década de 70 em algumas obras de desenho, pintura e gravura de que se destaca a edição de autor do Cahier de Linoléum (Figuras 1 e 2) sobre o qual se debruçará especificamente este artigo.

 

 

Neste caderno, editado em Paris no ano de 1984 (após terminar na Universidade Paris VIII um doutoramento em Estética intitulado Pratique et Théorie des Arts Plastiques Angolais (de la Traditions a une Nouvelle Expression), Viteix reúne um conjunto de gravuras realizadas em linóleo onde se destaca a evocação de acontecimentos que marcaram a luta pela independência do seu país ou de imagens que integram, na sua génese, as marcas identitárias de uma vivencialidade culturalmente enraizada.

Este artigo visa assim realizar uma abordagem ao Cahier de Linoléum, considerando não só as dimensões plásticas e técnicas inerentes à gravura, mas igualmente a articulação entre a imagética explorada pelo pintor e as questões acerca da identidade cultural, história e ideologia, levantadas nos textos escritos que integram o caderno.

2. História e Ideologia

Numa pequena nota introdutória ao Cahier de Linoléum Viteix informa que a gravação de pequenas placas de linóleo se inclui em processos de trabalho anteriores à presente edição e que estas adotam duas naturezas distintas: por um lado consistem em experiências diretas e por outro, integram um espetro mais alargado que abrange a pintura, assumindo-se, nas suas palavras, como "sínteses de trabalho"

Este caderno reúne assim um conjunto de gravuras que "sobreviveram" às deslocações do pintor para o exterior do seu país – uma vez que grande parte da sua obra gravada se havia perdido – pressupondo uma prática continuada principalmente durante a década de setenta, ao mesmo tempo que assinala a importância desta expressão no conjunto da sua obra plástica.

Se a gravação de imagens sobre suportes diferenciados é uma prática corrente nas expressões plásticas dos grupos etnolinguísticos que compõem o tecido sociocultural de Angola, abrangendo objetos de uso corrente, arquitetura, escultura, etc., o facto é que técnicas como a xilogravura e o linóleo conheceram, um primeiro impulso, ao nível do ensino formal, com a sua introdução de um curso de Pintura Decorativa no final da década de 50 do século XX na Escola Industrial de Luanda, onde se teria divulgado e praticado a gravura em linóleo.

Mais tarde após a independência nacional foi criada a Oficina Experimental de Gravura onde Viteix viria a desenvolver esta forma de expressão, a par com a formação em conjunto com artistas cubanos que aí viriam a desenvolver uma ação no ensino. Será igualmente no âmbito da ação conjunta do artista e do professor que surgirá uma parte substancial das gravuras que integrarão o cahier de linóleum, editado posteriormente em Paris.

No prefácio do Cahier, Luís Silva refere que a obra de Viteix em geral, e este conjunto em particular, se situa num enquadramento mais vasto da luta de libertação nacional dos povos africanos, entendida na perspetiva de Amílcar Cabral, ou seja, a luta de libertação como ato de cultura. Na verdade o próprio Viteix não deixará de afirmar em vários momentos a importância da cultura em geral e das artes em particular como elementos de consciencialização política e cívica, atribuindo ao artista um papel atuante, preconizado pelo engajamento político. A arte, assim considerada, não deixará de expressar o confronto entre passado e presente, com vista a produzir uma rutura com o legado colonial, por um lado, e por outro contribuir para cimentar uma unidade identitária de contornos nacionais. No âmbito desta consciencialização, a utilização de técnicas de reprodução de imagens assumem uma importância acrescida já que, como lembra o pintor, “nas lutas para nos libertarmos de Portugal, utilizamos muitas vezes esse sistema de reprodução gráfica para divulgarmos as nossas ideias, o que contribuiu também para popularizar a xilogravura no nosso país” (Teixeira, 1988).

É neste contexto que poderemos incluir muitas das gravuras que integram o Cahier, com especial destaque para "4 Février", "Dans la Guerre", "L’Abattu", "La Chute d’u Camarade", "Guerrillero", "Adam&Eve ou personnages masculin&féminin avec un fusil", ou " Dans la Paix" entre outras. A gravura intitulada "4 Février, 1961" (Figura 3), evoca os acontecimentos ocorridos nesse dia quando um grupo de independentistas angolanos lança um ataque à Casa da Reclusão Militar (a cadeia da PIDE em Luanda), uma esquadra da PSP e a Emissora Oficial de Angola, e que, embora redundado num esforço fracassado de libertar os prisioneiros políticos, acabaria por assumir um simbolismo crucial no despontar das lutas armadas pela Libertação Nacional de Angola, da Guiné-Bissau, de Moçambique. Na gravura de Viteix, o amontoado de figuras caídas, e as armas rudimentares (catanas e canhangulos) aludem não só ao episódio histórico concreto mas pronunciam acima de tudo as adversidades dos anos de guerra que se seguiriam.

 

 

Por outro lado, a sua colocação no início da série de 22 gravuras que compõem o Cahier de Linóleum, confere-lhe, de certo modo, um simbolismo seminal, reforçado por uma outra gravura intitulada "Adam&Eve ou personnages masculin&féminin avec un fusil", datada de 1968, onde o casal primordial se faz acompanhar de uma espingarda. A evocação da luta armada como forma de libertação e da criação de um “homem novo” forjado no combate – de que Viteix falará na sua tese de doutoramento, retomando algumas ideias de ideólogos como Amílcar Cabral – encontra aqui uma forma de expressão que reúne simbolismo e memória histórica, transfigurada plasticamente, num "realismo imaginário, poético" (Teixeira, 1986)

 

Ao mesmo tempo e, observando o conjunto de gravuras que compõem o Cahier, é possível estabelecer um nexo cronológico na sua organização, bipartida entre dois momentos: antes e depois da Independência Nacional.

Na verdade poderemos considerar um primeiro ciclo de gravuras que se inicia com a imagem do 4 de Fevereiro à qual se seguem cinco outras, evocativas da guerra de libertação que culminam na gravura intitulada "Dans la Paix" (Figura 7) a qual de resto constitui um estudo para a obra homónima de pintura, datada de 1984/85.

 

 

 

Um segundo ciclo integra um conjunto de imagens várias que incluem representações carnavalescas, danças, representações teatrais, cenas do quotidiano, etc., e que, conjuntamente com os símbolos que emolduram algumas delas, não deixam de se enquadrar numa recuperação do património cultural endógeno que, considerado à luz da resistência ao colonialismo, é encarado pelo pintor como uma espécie de cimento simbólico na arquitetura de uma unidade de contornos nacionais.

Na gravura intitulada "Dans la Guerre" (Figura 4) as figuras hirtas segurando espingardas, junto ao limite inferior da composição (possivelmente a evocação dos soldados do exército português) contrastam com o dinamismo e alterações de escala das restantes figuras que povoam o espaço e que, segurando, lanças, machados ou catanas aludem aos guerrilheiros angolanos, que lutam contra os primeiros.

A narrativa heroicizada que domina estas duas gravuras será reforçada pela figuração dos camaradas caídos em combate como por exemplo em "L’Abattu" (Figura 5) ou "La Chute d’u Camarade" (Figura 6). A primeira representa, através de traços sintéticos a figura isolada do guerrilheiro, abatido, que cai por terra, enquanto na segunda os companheiros se debruçam sobre o camarada morto, numa sobreposição de figuras definida pela trajetória descendente da queda.

 

3. Identidades

A gravura intitulada "Dans la Paix", datada de 1975, marca a passagem para uma outra ordem de registos onde pontuam mascarados ("Sans titre"), bailarinos ("Danse Batuki"Figura 8 – , "Batukada"), episódios quotidianos("Personnages avec un bidon de l’eau sur la tête", "Personnage avec un animal"Figura 9), alusões ao carnaval, representações teatrais ("Scène Théâtrale") etc., sendo que muitas destas irão assumir igualmente um cunho experimental integrando processos criativos que culminarão em pinturas de maiores dimensões realizadas nas técnicas da aguarela ou do óleo.

 

 

 

 

Nestas, destacam-se a sobreposição de figuras (animais e humanas) apontamentos de paisagem, signos abstratos que ganham autonomia do espaço compositivo parecendo por vezes flutuar no vazio. à fluidez e linearismo de algumas destas representações, associam-se os frisos de motivos geométricos e simbólicos que enquadram o plano da imagem e que se assume como uma estratégia compositiva, transversal a grande parte da obra pictórica de Viteix a partir da década de setenta.

Estes motivos, retirados do vasto universo das expressões plásticas “tradicionais” e vestígios arqueológicos (cabaças, máscaras, estatuária, gravura rupestre, pinturas murais, etc…) assumem, neste caso, o perfil de uma caligrafia, conceptualmente situada numa relação entre visível e invisível, memória, imagem e palavra que possibilita a articular tradição e modernidade, diversidade e unidade cultural, passado e presente.

Nota Final

O Cahier de Linóleum de Viteix, para lá do papel que assume enquanto elemento de síntese de um percurso realizado pelo autor situado entre o final da década de sessenta e a década de oitenta do século XX no âmbito da experimentação e desenvolvimento de técnicas de gravura em relevo, congrega um conjunto de imagens que, no seu conjunto materializam visualmente, não só um dado período da história de Angola, como uma série de ideias que informaram a luta anticolonial, abrindo caminho para a afirmação de identidades imaginadas à escala da nação.

Neste sentido, a formação de uma imagética onde se sobrepõe o mito, a realidade, a utopia e a história assume uma duplicidade conceptual à qual não é estranha a metáfora da apropriação, recuperação e reconquista de um património cultural, símbolo de soberania e consciência identitária. Esta duplicidade, estabelece um trânsito entre um sentido restrito, e uma abertura a múltiplas leituras, afirmando o direito à diferença, mas aberta a outras referências culturais e civilizacionais.

 

Referências

Margarido, Alfredo (2006). "La Peinture Angolaise de Viteix" Latitudes. Cahiers Lusophones. Nº28, Decembre de 2006 . p. 62        [ Links ]

Silva, Luis (1984) prefácio a Cahier de Linoléum. Paris: edição de autor.         [ Links ]

Teixeira, Vitor Manuel (1983). Pratique et Théorie des Arts plastiques Angolais (de la Traditions a une Nouvelle Expression). Paris: Université de Paris VIII. (Tese de doutoramento inédita)        [ Links ]

Teixeira, Vitor Manuel (1984). La Cahier de Linoléum. Paris: edição de autor.         [ Links ]

Teixeira, Vítor Manuel (1986) Júlio Pinto. "Viteix de Passagem por Lisboa. “Nós, africanos, somos surrealistasDiário Popular, 3 de Setembro.

Teixeira, Vítor (1988) Vieira, Hamilton de. "A Arte que viu a Revolução" A Tarde, S. Paulo, 26 de Setembro        [ Links ]

Vieira, Hamilton de (1988). "A Arte que viu a Revolução" A Tarde, S.Paulo, 26 de Setembro. (A propósito da exposição "Arte Contemporânea Angolana", no foyer do Teatro Castro Alves)        [ Links ]

 

 

Artigo submetido a 9 de setembro e aprovado a 23 de setembro de 2012.

 

 

Endereço para correspondência

Contatar a autora: teresamatospereira@yahoo.com (Teresa Matos Pereira)

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