A investigação que fazemos reflete, em larga medida, os nossos interesses, gostos, mas também inquietações. Investigamos sobre determinado assunto, porque nos interessa perceber mais profundamente certas matérias; porque temos algo de inovador para acrescentar; porque a inquietude que nos move nos obriga a tal.
Ora, um dos temas que tem sido alvo de debate nos últimos tempos diz respeito ao impacto que esta pandemia vai ter na sociedade em geral, mas especialmente nas crianças. É por isso que, nos tempos conturbados que se vivem, faz sentido falar da brincadeira e do brincar, como forma de as crianças viverem mais plenamente e felizes, contrariando-se, em certa medida, aquilo que se adivinha como impacto negativo da pandemia. É precisamente este o foco do primeiro artigo deste número da Revista ( Crescer com o Risco: Comportamentos das crianças e de supervisão do adulto em situações de brincadeiras arriscadas, em contexto de Jardim de Infância (, que mostra a existência de uma propensão natural das crianças para brincar ao ar livre e para se envolver em brincadeiras arriscadas. Também o artigo seguinte ( O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância ( se debruça sobre as vantagens possibilitadas pela aproximação das crianças à natureza, mostrando uma experiência de estágio neste âmbito.
Depois surge um conjunto de artigos cuja temática se centra em algumas questões do âmbito pedagógico, incindido o primeiro sobre a questão de a pedagogia ser uma ciência da educação ( Reflexões sobre Pedagogia e Ciências da Educação (. Outro artigo ( A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais ( dá conta de uma experiência sobre o fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial, visando a aprendizagem da profissão docente.
O artigo seguinte ( Degree in Artistic and Cultural Mediation (ESELx - IPL): a critical analysis on the role of the mediator and mediation process in the Portuguese contexto ( evidencia a génese da criação da licenciatura em Mediação Artística e Cultural, na Escola Superior de Educação de Lisboa, nomeadamente a identificação da necessidade de um ator que facilite a relação entre público e sector cultural. Neste trabalho, reflete-se sobre o processo formativo e sobre o seu papel no desenvolvimento da democratização cultural e da democracia cultural em Portugal.
Os últimos dois artigos versam sobre estudos realizados na área da língua portuguesa. No estudo intitulado Difficulties faced by 11th grade students in the production of summaries: redefinitions for teaching practices in the classroom, evidencia-se as dificuldades de discernimento quanto às ideias essenciais e secundárias do texto-fonte utilizado, através da análise de resumos de estudantes do secundário. Já o artigo Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência descreve um estudo sobre o ensino e aprendizagem do português como língua estrangeira, mostrando a influência da língua materna na perceção de determinados sons de outras línguas.