SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Português, língua pluricêntrica: integração de variedades no ensino índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

RILP vol.39  Lisboa jun. 2021  Epub 25-Fev-2022

https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.11-13 

Apresentação

Apresentação - Alexandre Mavungo Chicuna - Manuel Célio Conceição

Alexandre Mavungo Chicuna1  1
http://orcid.org/0000-0001-6858-8435

Manuel Célio Conceição2  2
http://orcid.org/0000-0001-8179-5025

1 Universidade Agostinho Neto, Angola.

2 Universidade do Algarve, Portugal.


O português, património de vários povos do mundo, é, atualmente, língua oficial de nove países, sendo também língua de trabalho em várias organizações internacionais e regionais. Dada a sua dispersão geográfica no mundo, a língua portuguesa apresenta variedades em todos os países lusófonos. No contexto das línguas, o português é uma das línguas mais faladas no mundo, o que lhe confere o estatuto de língua global. Por isso, tendo em conta a sua importância, o português é ensinado, como língua estrangeira, em diversas universidades de países não-lusófonos, em África, na Ásia, na América, na Europa e na Oceânia. Para além das universidades, várias escolas básicas e secundárias também contemplam, nos seus programas curriculares, o ensino do português como não materna e língua estrangeira.

O ensino do português em universidades estrangeiras é assegurado por Leitores do Camões I.P.- Instituto da Cooperação e da Língua e por Leitores dos Centros Culturais Brasileiros, colocados nas suas Embaixadas. Para esse desafio, os Centros Culturais Portugueses, espalhados pelo mundo, também participam, arduamente, na difusão e promoção da língua de Camões. No entanto, o ensino formal da língua portuguesa, a nível mundial, é realizado em duas variedades: a lusitana e a brasileira. Fora do espaço lusófono, a norma lusitana é a mais ensinada a nível das universidades estrangeiras.

Neste 2º ano em que se comemora o Dia Internacional da Língua Portuguesa, o 5 de Maio, data consagrada pela UNESCO, em reconhecimento da sua importância no mundo, a Revista Internacional em Língua Portuguesa publica este número, dedicado ao ensino do português e suas variedades. Este número de revista é constituído por seis artigos, contribuições de docentes de várias instituições de ensino superior, nomeadamente: do Brasil, dos Estados Unidos da América, da Guiné-Bissau, de Macau, de Moçambique e de Portugal. Os artigos aqui reunidos apresentam métodos, estratégias e tecnologias para o ensino e aprendizagem do português como língua não materna (PLNM) e língua estrangeira (PLE).

No primeiro artigo deste número, discute-se o português como língua pluricêntrica, tendo em conta as diversas formas que a língua portuguesa assume no mundo lusófono. São assinaladas as diferenças entre as duas variedades normalizadas e é proposta a introdução de variedades africanas no ensino formal do português, a nível lexical. Assim, o artigo seguinte é consagrado à análise dos aspectos teóricos sobre o ensino de vocabulário e o uso do dicionário na aula de Português Língua Não Materna (PLNM), bem como são apontados os critérios para a seleção do tipo de dicionário, tendo em conta o perfil da turma e do local onde ocorre o curso. Ainda neste artigo são também indicados dicionários usados para os cursos de português língua não materna, tendo em consideração a variedade do português a ensinar.

O terceiro artigo aborda a questão dos textos que fazem parte do ambiente digital, permitindo o ensino da língua através da exploração dos novos géneros textuais, os chamados digitais. Neste estudo teórico, pretende-se, segundo o autor, reflectir sobre a necessidade de desenvolver nos alunos competências linguístico-discursivas que lhes permitam ler, analisar e produzir textos adequados aos ambientes digitais. Destaca-se também a importância da internet, indicando os tipos de textos digitais, que contribuem para o ensino da língua. O artigo seguinte trata de um projecto de ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira, tendo como meio um periódico anual, “O Canto do Mar: jornal criativo em língua portuguesa”, que tem como objetivo principal o ensino, uso e difusão da língua de Camões. O Canto do Mar é um periódico anual promovido e editado pelo Departamento de Espanhol e Português da UW-Milwaukee, nos Estados Unidos da América.

O penúltimo artigo é dedicado à análise de quatro manuais selecionados para o ensino de português língua estrangeira, para os vários níveis. Neste artigo são recomendados os critérios para a melhor seleção e avaliação de manuais para o ensino de português língua estrangeira. Tendo em conta o papel facilitador do manual para o desenvolvimento da competência comunicativa, são assinaladas as funções de um manual didático e a sua importância. Neste estudo são apresentados quatro manuais selecionados para o ensino do português língua estrangeira, usados no curso de Licenciatura em Estudos Portugueses na Universidade de Macau. Finalmente, o último artigo é consagrado à variação léxico-semântica e ao ensino do Guineense, uma variedade do português falado na Guiné-Bissau, que resulta do contacto entre o português e as diversas línguas nativas. O autor deste artigo faz uma análise sociolinguística da Guiné-Bissau, onde o guineense funciona como língua franca e nacional para a maioria da população, apesar de não ter o estatuto de língua oficial, e propõe a valorização e reconhecimento do português guineense no ensino formal.

Os nossos agradecimentos são aqui expressos a todos os autores que submeteram os seus textos à Revista Internacional em Língua Portuguesa, os quais permitiram a concretização deste número; aos revisores que, apesar do momento difícil que o mundo atravessa, analisaram e avaliaram, com rigor científico, os textos ora publicados, e, finalmente, à equipa da RILP pelo trabalho árduo e empenho na organização do presente número.

1. almakikuna@gmail.com / https://orcid.org/0000-0001-6858-8435

2. mconcei@ualg.pt / https://orcid.org/0000-0001-8179-5025

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons