Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Cadernos do Arquivo Municipal
versão On-line ISSN 2183-2176
Cadernos do Arquivo Municipal vol.ser2 no.1 Lisboa jun. 2014
EDITORIAL
Editorial
Inês Morais Viegas
O Arquivo Municipal de Lisboa inicia uma nova etapa na publicação dos Cadernos do Arquivo Municipal, edição própria principiada em 1997, contando já com dez números publicados.
Com o presente número, inaugura-se a segunda série desta publicação, agora como revista científica com artigos sujeitos a revisão por parte de uma comissão externa de investigadores de reconhecido mérito, respondendo às exigências dos repositórios internacionais de modo a ser indexada, num futuro próximo, nas bases de dados de revistas científicas.
Pretende-se que os Cadernos do Arquivo Municipal venham a tornar-se numa revista de referência junto da comunidade científica através da divulgação de estudos académicos, projetos de investigação e fontes de pesquisa que tenham por base o acervo do Arquivo Municipal de Lisboa.
A nova linha editorial centra-se na edição de números temáticos, cada um da responsabilidade de um investigador membro do Conselho Científico da revista. Para o primeiro número desta nova série foi convidado o professor doutor Hélder Carita, colaborador de longa data do Arquivo Municipal de Lisboa, grande conhecedor do seu acervo documental e estudioso da história de Lisboa.
O tema escolhido - Lisboa Joanina 1700-1755 - incide sobre uma época incontornável da história da cidade de Lisboa bem documentada pelo acervo do Arquivo Municipal. Os livros de consultas decretos e avisos emitidos pelos monarcas, os documentos decorrentes da administração da cidade como os assentos e ordens do Senado, provimento de ofícios e a almotaçaria a par de súmulas de leis, posturas, regimentos, entre muitos outros, demonstram a riqueza documental do Arquivo para o estudo da época joanina.
No entanto, a temática não se esgota neste número. O rico e pluridisciplinar conjunto de artigos que incluem o primeiro número da nova série e a divulgação de acervos documentais, muitos deles inéditos ou pouco estudados, poderão funcionar como ponto de partida para o desenvolvimento de novos temas de investigação. Encontram-se disponibilizados mais de dois milhares de documentos referentes ao reinado de D. João V, encontrando-se grande parte deles digitalizados e acessíveis no sítio do Arquivo Municipal.
Agradeço a pronta adesão e as palavras de incentivo de todos os investigadores convidados para membros do Conselho Científico, bem como a colaboração de mais de duas dezenas de docentes e investigadores na revisão científica dos artigos. Todos eles, em conjunto com o Conselho Editorial, desenvolveram um trabalho de grande mérito num momento em que o Arquivo se está a afirmar como espaço de referência no estudo e investigação. Numa altura em que voltou a funcionar em pleno, tendo uma parte significativa da sua documentação disponível ao público.
Com esta magnifica equipa, continuaremos a promover todos os meios para a concretização deste projeto como revista científica que pretende constituir um veículo de divulgação, por excelência, do acervo documental do Arquivo Municipal de Lisboa.