Materiais de interesse histórico que constroem o património edificado: correlações, usos, paisagens é o tema proposto para o dossier temático deste número dos Cadernos do Arquivo Municipal.
A partir desta proposta feita ao Arquivo Municipal de Lisboa, os coordenadores científicos, Marluci Menezes, António Santos Silva e Maria do Rosário Veiga, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, potenciaram a apresentação de um grande número de artigos que justificou a edição de dois volumes (respetivamente, os números 16 e 17 da revista), evidenciando o muito interesse que o tema suscita na comunidade científica, nacional e internacional, projetando assim esta revista junto de universidades portuguesas e estrangeiras.
A paisagem das cidades é marcada pela sua arquitetura e pelos materiais utilizados na construção dos edifícios. Mas a natureza destes materiais, as opções e disponibilidade que ditam a sua escolha, bem como as soluções tecnológicas na sua aplicação condicionam, muitas vezes, as soluções construtivas que em cada época se adotam. Esta realidade é demonstrada nos artigos que compõem estes números dos Cadernos, através dos quais somos convidados a conhecer e a compreender vários casos singulares, em diferentes geografias e cronologias.
O Arquivo Municipal de Lisboa disponibiliza, também para este tema, um manancial muito rico de informação, encontrando-se referência aos documentos à sua guarda em alguns artigos, assumindo especial relevância nas secções Varia e Documenta. Os documentos constantes na série de Processos de Obras Particulares, por exemplo, são fontes privilegiadas para o estudo dos materiais utilizados ao longo do tempo nas soluções construtivas e merecem, com muita frequência, uma atenção especial nas memórias descritivas dos projetos de construção ou de alteração dos edifícios. A consulta desta documentação é, pois, fundamental para complementar trabalhos de investigação, não esgotando aqui nestes dois próximos números as suas valências.
Deixo uma palavra de reconhecido agradecimento aos coordenadores científicos que propuseram este tema de estudo, tão interessante para a compreensão das cidades, aos investigadores que partilharam, através dos artigos que submeteram, os seus conhecimentos, aos revisores científicos que dedicaram algum do seu tempo à leitura atenta dos artigos submetidos garantindo a sua qualidade e ainda à equipa editorial, cuja dedicação ao projeto é realizada com grande entusiasmo e profissionalismo.