Com a publicação do número 19 dos Cadernos do Arquivo Municipal, o Arquivo Municipal de Lisboa assinala o bicentenário da Independência do Brasil, associando-se, assim, às comemorações promovidas pelo município de Lisboa, bem como por outras entidades nacionais e brasileiras.
Neste número, os cinco artigos publicados abordam questões relacionadas com a independência do Brasil em diversos domínios da história - institucional, política, sociocultural, diplomática e arquitetónica - dos séculos XIX e XX.
Na Documenta é apresentado um conjunto de documentos à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, produzidos pelo município, entre os séculos XVIII e XIX, que tinham como objetivo controlar e cobrar o imposto do Marco dos Navios. A documentação, disponível ao público, encontra-se organizada em quatro séries e corresponde a cerca de duzentos livros, nos quais foram registados o movimento das embarcações e respetivas mercadorias, assim como a ligação do porto de Lisboa a diversos portos do mundo (Europa, América ou Ásia).
Divulgando alguns dos mais recentes estudos sobre a temática, seguem-se, por fim, quatro recensões que analisam de forma crítica obras publicadas em 2021 e 2023, incidindo, desta vez, no cenário nacional e ibérico.
Este número apresenta um conjunto de conteúdos produzidos por autores portugueses, brasileiros e norte americanos, de modo individual ou em coautoria, coadjuvados pelos revisores, também eles de diversas nacionalidades, a quem dirijo um reconhecido agradecimento pela valiosa colaboração.