SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número20A história das culturas escritas importa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos do Arquivo Municipal

versão On-line ISSN 2183-3176

Cadernos do Arquivo Municipal vol.ser2 no.20 Lisboa dez. 2023  Epub 30-Dez-2023

https://doi.org/10.48751/cam-2023-20330 

Nota de apresentação

Nota de Apresentação

i Arquivo Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Cultura, Câmara Municipal de Lisboa, 1070-017 Lisboa, Portugal. helena.neves@cm-lisboa.pt


A publicação de um número dedicado ao Livro, nos Cadernos do Arquivo Municipal, teve por base uma proposta apresentada à Câmara Municipal de Lisboa pelo IELT-NOVA FCSH (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa) para a realização, em parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa/Videoteca, de um documentário sobre ofícios e artesãos da ornamentação e encadernação do livro, que se encontra em fase de produção.

Surge, assim, o dossier temático “O Livro no seu Tempo: Lugares, Matérias, Formas e Técnicas”. Coordenado de forma exemplar por Fernando Bouza Álvarez (Universidad Complutense Madrid), por João Luís Lisboa (Universidade NOVA de Lisboa) e por Luís Martins (Universidade NOVA de Lisboa), este número 20 dos Cadernos do Arquivo Municipal pretende acompanhar as pesquisas recentemente produzidas no âmbito da história do livro, da edição, da leitura e da escrita.

Este tema é extensivo à secção Documenta da revista, para a qual foi selecionada uma amostra representativa de livros de literatura de espetáculo, recolhida dos espólios de três entidades, o Teatro Municipal São Luiz, o Lusitano Clube e a Sociedade Promotora de Educação Popular. Estes espólios, disponíveis no Arquivo Municipal de Lisboa, contêm, entre outra informação, dados referentes à organização, gestão e promoção de espetáculos. O reconhecimento do valor documental destes livros de literatura de espetáculo, datados entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX, levou as entidades produtoras a conservá-los como testemunho dos espetáculos que organizaram, das diferentes formas de representação, dos seus protagonistas entre outros elementos curiosos.

Por fim, também as obras propostas para recensão crítica fortalecem a exploração desta temática, transversal no tempo e no espaço. Uma palavra de agradecimento e apreço a todos os que colaboraram neste número, entre coordenadores, revisores e autores, que muito contribuíram para esta reflexão.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons