INTRODUÇÃO
O conhecimento em nutrição é um dos poucos determinantes modificáveis do comportamento alimentar, que contribui para aumentar a capacidade e aptidão necessária para resistir às influências sociais, culturais e ambientais que levam à disseminação de dietas desequilibradas e prejudiciais à saúde (1). Uma alimentação apropriada para um atleta tem como objetivos maximizar a sua capacidade e o desempenho durante a competição, mas também promover adaptações fisiológicas ao treino, auxiliar na recuperação e proteger a sua função imunológica e a saúde em geral (2, 3). A ingestão alimentar é importante não apenas em termos de aporte energético, mas também da quantidade e qualidade dos alimentos, para que sejam garantidas as necessidades em macro e micronutrientes (4). Atletas com melhores níveis de conhecimento em alimentação/ nutrição têm uma maior probabilidade de consumir mais fruta, hortícolas e alimentos ricos em hidratos de carbono, o que sugere que os conhecimentos em nutrição estão favoravelmente associados a hábitos alimentares mais adequados (4, 5).
O acesso a informação fidedigna no que se refere às ciências da nutrição é, hoje em dia, um desafio contínuo para os profissionais da área, uma vez que a desinformação e as falsas crenças e mitos se encontram ainda mais acentuadas quando nos referimos à nutrição no desporto (6). A evidência científica recente indica que os conhecimentos em nutrição parecem variar de acordo com o nível de profissionalização, podendo este facto estar relacionado com o tipo de desporto e o acesso a uma equipa de suporte adequado (3, 7, 8). Adicionalmente, diversos estudos têm demonstrado que atletas profissionais e semiprofissionais apresentam padrões alimentares que resultam no não cumprimento das recomendações nutricionais (9). Estes factos vêm realçar a importância da nutrição em ambientes desportivos, que exige conhecimentos baseados não apenas nas recomendações fisiológicas, mas também nas variações que ocorrem de acordo com o momento de treino ou competição, e invariavelmente dependentes da modalidade desportiva (10).
Nos últimos cinco anos, vários estudos desenvolveram ferramentas com o intuito de analisar níveis de conhecimentos em nutrição, particularmente em nutrição no desporto (11 - 18). Contudo, a diversidade de métodos de avaliação, o uso de questionários não validados, de muitos se dirigirem apenas a uma modalidade desportiva, ou de se focarem unicamente em nutrição no desporto, revela a necessidade de adaptar instrumentos mais completos. Este estudo pretende, assim, adaptar para a população portuguesa um instrumento já validado por Calella et al. (12) na população italiana, que permite avaliar os conhecimentos em nutrição geral e no desporto em atletas de diversas modalidades. A escolha deste instrumento teve como principal razão ser o único neste âmbito destinado a adolescentes e jovens adultos num país com influência do padrão alimentar mediterrânico, encontrando-se assim mais próximo da realidade portuguesa.
O objetivo deste estudo é assim proceder à tradução e adaptação de um questionário de conhecimentos em nutrição geral e no desporto (QCNGD) para jovens adultos portugueses e estudar as suas propriedades psicométricas: validade de conteúdo, validade de grupos mistos, validade fatorial e consistência interna.
METODOLOGIA
Considerações Éticas
O presente estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (Parecer n.º 1/2020/CEFCNAUP/2020). Foi recolhido o consentimento informado de todos os participantes, sendo estes devidamente informados por escrito sobre os objetivos, metodologia e condições de participação no estudo.
Amostra
Foi utilizada uma amostra de conveniência, cujo recrutamento foi efetuado em abril de 2020, através de um pedido de autorização dirigido às Faculdades da Universidade do Porto que aceitaram participar no estudo, sendo a divulgação realizada aos estudantes via email institucional. Sempre que isso não foi possível, o questionário foi divulgado diretamente aos estudantes através de plataformas online. Foi critério de inclusão ter idade igual ou superior a 18 anos. Visando a homogeneidade etária da amostra, considerou-se como critério de exclusão uma idade superior 30 anos, com base na definição de jovem adulto (18 a 30 anos; e.g. 19, 20).
Instrumento e Procedimentos
Com base no estudo de Thompson et al. (21) , que pretendia validar e adaptar este questionário para a população australiana e também noutros estudos (11, 13, 14, 22, 23) com objetivos semelhantes, foram delineados os procedimentos para a obtenção de um questionário final validado para a população portuguesa. Numa primeira fase, procedeu-se à tradução do questionário disponibilizado na língua inglesa por Calella et al. (12) para a língua portuguesa. A tradução foi realizada por quatro avaliadores, com formação nas áreas de desporto, nutrição desportiva, nutrição clínica e psicologia. As quatro traduções foram compiladas numa única versão, posteriormente traduzida novamente para inglês (retrotradução) por um tradutor cuja língua nativa é o inglês, com formação académica em línguas e sem conhecimento prévio da versão original do questionário, que também comparou a versão inicial e a retrotradução. Este processo permitiu verificar que as diferenças entre a tradução e retrotradução se deviam a adaptações linguísticas. Ainda durante esta fase, e de modo a avaliar o conteúdo após tradução, foi enviado um formulário guia, para que os mesmos avaliadores classificassem o título, cada secção e cada item de acordo com a sua clareza, adequação, pertinência e abrangência, considerando o público-alvo e o objetivo do questionário. A análise permitiu a recolha das apreciações dos diferentes avaliadores e também obter a percentagem de concordância média por parâmetro e o coeficiente de validade de conteúdo, apresentados na Tabela 1, possibilitando assim a elaboração da primeira versão traduzida do questionário, ou versão piloto. Os resultados obtidos fizeram com que não fosse necessária nova ronda de avaliação e/ou tradução, tendo esta versão sido a utilizada na fase seguinte.
A segunda fase compreendeu o estudo de outras propriedades psicométricas, iniciando-se pela aplicação da versão piloto do questionário a estudantes do ensino superior de Faculdades de três áreas de conhecimento distintas: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). A escolha destes grupos teve como objetivo permitir a distinção de conhecimentos em nutrição geral e no desporto (NGD) prevendo-se maiores conhecimentos para os estudantes da FCNAUP, uma vez que é a sua área de estudo, e menores conhecimentos para os estudantes da FEUP e da FLUP, antecipando-se também níveis de conhecimentos inferiores para este último, uma vez que as suas áreas de interesse se distanciam mais da área das ciências da saúde.
Análise Estatística
O tratamento estatístico foi efetuado no programa IBM® SPSS®Statistics versão 25.0 para MacOS®. A estatística descritiva consistiu no cálculo de frequências, médias e desvios-padrão. A normalidade da distribuição de variáveis cardinais foi avaliada pelos coeficientes de simetria e de achatamento. Todos os testes de hipóteses foram realizados com confiança de 95%. Utilizou-se o teste exato de Fisher para avaliar a independência entre pares de variáveis, sempre que aplicável complementado por testes post-hoc (z). A comparação de médias de amostras independentes foi feita pelo teste One-Way ANOVA e, quando aplicável, testes post-hoc com correção de Bonferroni.
Para o estudo da validade de grupos mistos, recorreu-se à análise e comparação das respostas dos participantes das três Faculdades, e aplicaram-se critérios de exclusão para itens que, segundo os resultados, não possibilitaram diferenciar conhecimentos em NGD. A consistência interna das duas secções do QCNGD foi avaliada pelo coeficiente alfa de Cronbach.
Foi realizada análise fatorial pelo método de extração de componentes principais (sem rotação) e os modelos de análise fatorial foram validados usando a medida de adequação da amostragem de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de Bartlett e analisados pelo método dos scree plots. Foram excluídos os itens que apresentassem correlação item-total inferior a 0,3 e/ou correlação com o componente principal inferior a 0,3.
RESULTADOS
Um total de 238 estudantes com média de idades de 22 anos (dp = 3) completaram o questionário, dos quais 68,1% do sexo feminino (n = 162). Os participantes pertenciam a três Faculdades: FCNAUP (n = 46), FEUP (n = 118), FLUP (n = 74). Na Tabela 2
comparam-se as pontuações obtidas no questionário, por sexo, entre Faculdades. Verificaram-se diferenças significativas entre Faculdades para a pontuação total e para a pontuação obtida em ambas as secções (p < 0,001 para todas as comparações). Os testes post-hoc revelaram que na sub-amostra feminina todas as diferenças entre pares de Faculdades eram significativas. Na sub-amostra masculina apenas não se verificaram diferenças significativas entre a FEUP e a FLUP na secção de nutrição geral e entre a FCNAUP e a FEUP na secção de nutrição no desporto.
A análise e comparação das respostas dadas pelos participantes das três sub-amostras levou à exclusão de 22 itens (2, 6, 7, 14, 15, 18, 21, 27, 41, 42, 51, 52, 53, 55, 57, 63, 68, 71, 76, 86, 88,90) com percentagem de acerto inferior a 10% ou superior a 90% e de 16 itens (8, 16, 17, 24, 26, 28, 59, 65, 66, 69, 70, 73, 77, 79, 80, 82) em que não se verificaram diferenças significativas entre as sub-amostras (p > 0,05). Após esta análise, verificou-se ainda a existência de cinco itens (61, 72, 74, 75, 89) com uma tendência de diferença entre grupos distinta dos restantes, dos quais apenas o item 72 foi excluído, por não permitir distinguir os participantes da área de nutrição de nenhum dos outros grupos. Para além disso, foi adicionalmente eliminado o item 84, por não se enquadrar no contexto de nutrição desportiva aplicada a jovens atletas. As análises fatorial e de consistência interna realizadas na versão integral do questionário resultaram ainda, na exclusão de outros oito itens (33, 46, 48, 54, 56, 60, 61, 64) por apresentarem correlação item-total inferior a 0,3 e/ou correlação com o componente principal inferior a 0,3. No Apêndice 1 apresentam-se os itens excluídos.
Estas alterações deram assim origem ao questionário final, composto por 42 itens, conforme apresentado no Apêndice 2. A análise fatorial e a análise de consistência interna foram repetidas para a versão final do QCNGD, obtendo-se valores de alfa de Cronbach de 0,883 e 0,720 para as secções de NG e ND, respetivamente. Os valores de KMO (0,848 para a secção de NG e 0,756 para a secção de ND) e o teste de Bartlett (p < 0,001) indicam uma boa adequação dos modelos de análise fatorial.
DP: Desvio-padrão
FCNAUP: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da UP
FEUP: Faculdade de Engenharia da UP
FLUP: Faculdade de Letras da UP
PND: Pontuação secção nutrição desporto
PNG: Pontuação secção nutrição geral
UP: Universidade do Porto
As letras em expoente indicam as diferenças significativas entre pares de grupos (testes post-hoc com correção de Bonferroni, com p < 0:05): a FCNAUP e FEUP; b FCNAUP e FLUP; c FEUP e FLUP.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
O presente estudo pretendeu adaptar e estudar as propriedades psicométricas do primeiro questionário de avaliação de conhecimentos em nutrição geral e no desporto para atletas portugueses. O instrumento final tem a capacidade de identificar lacunas chave dos conhecimentos em nutrição geral e no desporto, podendo ser utilizado no futuro, como uma ferramenta potencial na avaliação de programas de educação alimentar dirigidos particularmente a atletas.
Este questionário demonstrou que tem a capacidade de distinguir de forma significativa conhecimentos em nutrição através das pontuações obtidas por estudantes de três áreas distintas, nutrição, engenharia e letras, tal como demonstrado em estudos semelhantes (21 24). Este resultado é consistente quando consideradas as secções de nutrição geral e no desporto. Especificamente no que concerne à ausência de diferenças significativas entre participantes do sexo masculino da FCNAUP e da FEUP para a secção de nutrição no desporto, tal pode ser explicado pela superior prática de desporto na FEUP (81,6% vs. 40,0%; dados não apresentados).
Da análise média das pontuações obtidas, atingiu-se um valor de 68,1% de respostas certas para a pontuação total e de 72,5% e 60% paras as secções de nutrição geral e no desporto, respetivamente. Apesar de não ser possível comparar diretamente estes valores com outros instrumentos na literatura, pelo facto de usarem diferentes abordagens na avaliação dos seus instrumentos, as pontuações encontradas são semelhantes às referenciadas por outros autores (22, 25, 26).
No que se refere à validação e adaptação do questionário, foi possível obter uma versão final reduzida mantendo propriedades psicométricas similares ao instrumento original, permitindo ainda diminuir o tempo de aplicação. Destacam-se a estrutura unifatorial e os valores de alfa de Cronbach, superiores a 0,7 (27) para ambas as secções.
É importante referir que o estudo não é isento de limitações. Considera-se que a utilização de um questionário com origem italiana, traduzido por Callela et al. (12) para inglês e no processo aqui descrito para português e novamente retrotraduzido para inglês, poderá ter gerado algumas inconsistências gramaticais na adaptação do mesmo. Para além disso, e devido à dificuldade em encontrar avaliadores com conhecimentos na área e fluentes em italiano, foi utilizada a versão traduzida de italiano para inglês para efeitos de divulgação do questionário, e não a versão em italiano efetivamente validada. Contudo, a análise por parte dos avaliadores no que diz respeito à adequação, clareza, pertinência e abrangência do questionário traduzido, permitiu obter um coeficiente de validade de conteúdo do questionário como um todo de 0,9, e uma percentagem média de concordância entre os diferentes avaliadores e por item de 91,9%. Para além disso, a posterior validação da tradução (análise qualitativa baseada nas sugestões dos diferentes avaliadores, sendo considerados os seus conhecimentos diferenciados: nutrição clínica, nutrição desportiva, psicologia e desporto) e realização da retrotradução por um tradutor qualificado, veio reforçar que o procedimento de tradução utilizado conseguiu colmatar quaisquer dúvidas gramaticais e de adaptação que pudessem existir. Adicionalmente, devido constrangimentos temporais e logísticos no momento de realização do estudo, não foi possível realizar o pré-teste do questionário.
Considerando ainda a estrutura e organização do questionário, a designação de “Elevado” e “Baixo ou nenhum” em resposta às questões sobre o conteúdo em macronutrientes de determinados alimentos na secção de nutrição geral é algo subjetiva, dificultando uma avaliação clara da resposta, por ausência de termo de comparação. Assim, por forma a solucionar esta questão, e sem alteração da estrutura original já validada, procedeu-se à introdução de uma breve explicação inicial que permitisse aos participantes uma apreciação mais objetiva das respostas a selecionar.
Em suma, este trabalho permite que, pela primeira vez em Portugal, se utilize um instrumento de avaliação de conhecimentos em NGD adequado às características socioculturais da população. O uso de um instrumento previamente validado fortalece este estudo, uma vez que permite uma uniformização do tipo de ferramentas usadas para análise de conhecimentos e uma futura comparação de resultados mais adequada. Para além de se ter baseado sobretudo na capacidade de distinção entre grupos com diferentes níveis de conhecimentos, a redução do número de itens do QCNGD permitiu melhorar a sua aplicação prática, diminuindo o tempo de preenchimento e facilitando a sua aplicação online, podendo assim aumentar a adesão de participantes mais jovens. Para investigação futura sugere-se o estudo da fiabilidade teste-reteste, em diferentes amostras e com diferentes intervalos temporais.
CONCLUSÕES
O acesso ao conhecimento por parte de jovens atletas é o primeiro passo promotor na alteração das escolhas alimentares diárias, através do qual é possível evidenciar a importância de uma alimentação equilibrada, na construção de um estilo de vida saudável e na otimização do seu desempenho desportivo (4, 28 - 30). Contudo, é necessário delinear estratégias de intervenção e capacitação educacionais para atletas, que possam ser úteis na sua formação em nutrição no deporto, bem como na promoção da sua autoeficácia alimentar. O questionário final obtido será, deste modo, um instrumento útil para profissionais das áreas das ciências da nutrição e do desporto, oferecendo a oportunidade de estabelecer estratégias educacionais mais efetivas e com objetivos mais claros relativamente à importância do papel da nutrição no âmbito desportivo.
AGRADECIMENTOS
Este estudo só foi possível através da colaboração por parte das Faculdades da Universidade do Porto, que aceitaram a divulgação do questionário piloto e também por parte do Futebol Clube do Porto a colaboração do Prof. Doutor José Borges pela participação na fase inicial de adaptação deste questionário, e pelo seu contributo como profissional da área do desporto.
CONTRIBUIÇÃO DE CADA AUTOR PARA O ARTIGO
O presente estudo foi desenhado por MM e APM, em colaboração com RP. MM ficou responsável pela colheita e tratamento dos dados obtidos, bem como da redação do artigo. MM e RP, conduziram as análises de dados, sendo a sua interpretação realizada em colaboração com APM. Todos os autores realizaram a revisão do artigo, sendo este aprovado pelos mesmos.