SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Influência da posição do alvo no movimento ocular em tarefas navegacionais e informativas: Reinterpretação de dados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

PsychTech vol.8 no.1 Vila Real jun. 2024  Epub 30-Set-2024

https://doi.org/10.26580/pthj.ed15-2024 

Editorial

Os desafios das revistas científicas: O caso Psychtech & Health Journal

The challenges of scientific journals: The case of Psychtech & Health Journal

Miguel Melo1 

1 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dept. Educação e Psicologia. INESC TEC. / MASSIVE Virtual Reality Laboratory, Quinta de Prados, Engenharias 1, 5000-881 Vila Real, Portugal. email: mcmelo@inesctec.pt


A Psychtech & Health orgulha-se de ser uma publicação livre e independente. Nasceu no seio de um grupo de investigação cujo objetivo era a partilha e disseminação de conhecimento nas áreas da psicologia e da tecnologia e de como estas podes ser alavancadas tendo em vista o desenvolvimento humano a vários níveis. De forma a ter impato, a PsychTech & Health Journal decidiu seguir um modelo de ciência aberta de forma a promover a partilha de conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas. Nesse sentido, foi sempre promovida uma política sem custos de publicação associados para que todos os investigadores pudessem submeter os seus trabalhos de forma a serem avaliados e publicados sem necessitarem de qualquer financiamento, assim como também foi seguida uma política de acesso aberto, onde todos os artigos estão disponíveis de forma gratuita.

No entanto, existem diferentes desafios para que este tipo de iniciativas tenha sucesso. Primeiro, é necessária a colaboração de um corpo editorial competente e reconhecido. Desde cedo que, a esse nível, houve sempre muito apoio por parte da comunidade científica em associar-se a esta iniciativa e a colaborar com a PsychTech & Health Journal. Segundo, é preciso uma presença online forte e atrativa. Para tal, a PsychTech & Health Journal adotou o sistema de gestão de conteúdos Open Journal Systems, um sistema open source e distribuído de forma gratuita. Assim, foi construído o portal online da Psychtech & Health, onde é possível consultar toda a informação acerca da revista, consultar todos os trabalhos científicos publicados e efetuar e gerir eventuais submissões de trabalhos científicos. Por último, também é importante garantir a atratividade da revista, muitas vezes relacionada com as bases de indexação onde a revista se encontra registada e com o fator de impato associado.

No caso da PsychTech & Health, assim como todas as revistas que sigam esta linha de atuação, as questões da presença online e da atratividade da revista são significativas. Em termos de presença online, apesar do sistema de gestão de conteúdos ser gratuito, existem sempre custos associados ao domínio e alojamento web. Infelizmente, o apoio a este tipo de iniciativas é quase inexistente, sendo que muitas vezes os custos ficam a cargo dos dinamizadores do projeto. Para além disso, no caso particular da Psychtech & Health Journal, o portal web tem sido alvo de um rol de ataques cibernéticos que compromete o correto funcionamento do mesmo. Apesar de todos os esforços feitos para manter o correto funcionamento do portal, infelizmente estes atos acabam por prejudicar a disponibiidade da revista e a experiência de todos os visitantes e potenciais contribuidores da mesma.

Em termos de atratividade da revista, a realidade académica impõe que haja procura por revistas que sejam indexadas em bases de dados científicas relevantes. Com isso em mente, a PsychTech & Health assegurou os serviços da DOI foundation, garantindo que todos os trabalhos publicados tivessem um Document Object Identifier (DOI) e sempre procurou garantir a indexação em bases de dados relevantes, tendo assegurado a indexação em diversas bases de dados reconhecidas, tais como a Scielo, PsychInfo, Redalyc e Cpernicus. Para além disso, a Psychtech & Health Journal, empenhada na sua missão de excelência, candidatou-se a bases de dados tais como a Web of Science e a Scopus. Para uma revista ser bem-sucedida neste tipo de indexações, é necessário um volume significativo de publicações de qualidade em língua inglesa. No entanto, este ciclo vicioso tem-se revelado desafiante: se por um lado a procura só é despertada após a indexação em bases de dados como a Web of Science ou a Scopus, a própria indexação nessas bases de dados requer que essa procura exista.

Conscientes de todos os desafios inerentes, continuaremos a trabalhar no sentido de manter a Psychtech & Health Journal como um local de partilha de conhecimento aberto a todos e, para tal, contamos com o apoio de todos!

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons