Uma mão lava a outra. As duas juntas constroem um mundo melhor.
A enfermagem de reabilitação no Brasil já é reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, o equivalente à Ordem dos Enfermeiros de Portugal. A plenária de conselheiros realizada em 25 de abril de 2023 deliberou por unanimidade a criação desta especialidade e a elaboração de minuta acerca das competências acrescidas, a ser votada em momento posterior.
O reconhecimento da especialidade acontece após alguns anos de articulações isoladas de enfermeiros brasileiros atuantes na área, com enfermeiros de outros países cuja especialidade já existe. De grande importância é a parceria construída e consolidada com nossos colegas portugueses, especialmente via Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação - APER.
Esta parceria, mesmo tendo iniciado antes de 2013, começa a se consolidar a partir de um convite para a participação em Seminário realizado na Escola Superior de Enfermagem, sob coordenação das professoras Bárbara Gomes e Maria Manuela Martins. A presidente da APER era a enfermeira Isabel Ribeiro.
A partir daí os enfermeiros de Portugal e Brasil realizaram diversos encontros conjuntamente, compartilhando investigações, conhecimentos e ações. A participação de enfermeiros brasileiros nos congressos da APER; a realização de investigações e orientação conjunta de enfermeiros em mestrados, doutoramentos e estágio pós doutoral na temática reabilitação são alguns exemplos. Também a participação dos enfermeiros portugueses e APER nos Seminários de Atualidades em Enfermagem de Reabilitação realizados no Brasil - Florianópolis e São Paulo. A parceria estabelecida é técnica, política e de construção de conhecimento em cuidado de enfermagem e de enfermagem de reabilitação.
Temos muitos frutos desta união. Teremos muitos outros ainda. Juntos estamos construindo a história da enfermagem de reabilitação. Atualmente estamos validando uma teoria de enfermagem, de médio alcance, intitulada Enfermagem de Reabilitação para o bem viver, protagonizada por enfermeiros dos dois países.
Nosso caminho é longo. Muito aprendemos com vocês. Muito ainda temos a aprender. Muito podemos compartilhar. Muito prezamos e nos orgulhamos desta parceria.
Eterna gratidão
Como diz nosso eterno cantor Raul Seixas…. “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só…. Mas sonho que se sonha junto é realidade”.