1.Introdução
A pesquisa qualitativa em Educação Física tem crescido nos últimos anos embora a prevalência nos estudos seja ainda de cunho quantitativo na sua grande maioria. Manoel e Carvalho (2011) categorizam a área da Educação Física em conformidade aos programas de pós-graduação dessa área de conhecimento no Brasil em três categorias: biodinâmica, pedagógica e sociocultural. A primeira investiga os seguintes temas: fisiologia do exercício, aprendizagem e desenvolvimento motor, rendimento físico, treinamento, dentre outras; por sua vez, as subáreas pedagógica e sociocultural estudam as seguintes temáticas: formação de docentes, metodologias de ensino, pedagogia do esporte, atividade física sob o prima da sociologia, antropologia, história e filosofia.
As subáreas pedagógica e sociocultural concentram uma prevalência maior de estudos qualitativos quando comparadas a subárea biodinâmica. Atrelado a expansão de estudos qualitativos nessas subáreas, surge a utilização de softwares para auxiliar os pesquisadores na sistematização e análises de dados. Benites, Nascimento, Milistetd e Farias (2015) afirmam que com a disseminação da tecnologia, a área da pesquisa qualitativa apresenta constante evolução seja ela pelo desenvolvimento e aprimoramento de métodos ou seja ela pelo surgimento de outros recursos.
A utilização de recursos tecnológicos e softwares em pesquisas dessa natureza trazem excelente contribuição, sobretudo para o processo de análise e compilação dos dados, proporcionando um maior rigor metodológico na apreciação dos resultados. Entre os softwares mais utilizados destacamos o NVivo (Silva, Filho & Silva, 2015; Yin, 2016). Pesquisas no campo da educação evidenciam que esse programa tem sido eficaz na análise de dados qualitativos (Bandara, Miskon & Fielt, 2011; Mozzato, Grzybovski & Teixeira, 2017; Braga et al., 2018).
Bandara et al. (2015) afirmam que mesmo com as grandes contribuições dos softwares para apoiar sínteses consistentes em pesquisas qualitativas, pesquisas e informações de como conduzir esse tipo de estudo ainda são bem incipientes na literatura. Dessa forma, é importante que novos estudos sobre essa temática sejam realizados e difundidos a fim de auxiliar pesquisadores na condução de investigações de alto impacto.
No campo da Educação Física, até o momento não encontramos nenhum estudo que tenha realizado um panorama acadêmico-científico sobre a utilização do software NVivo em pesquisas atreladas à Educação Física, especialmente em pesquisas qualitativas. Nesse sentido, a presente pesquisa propõe realizar esse levantamento por meio da bibliometria.
Job (2018) destaca que a bibliometria, desde que utilizada adequadamente pode ser uma excelente ferramenta para analisar e avaliar a produção acadêmica por meio de metodologias consistentes e éticas aliadas com uma responsável análise qualitativa. Nos últimos dez anos, observamos que a bibliometria tem alcançado relevante número de pesquisadores na área de Educação Física no Brasil, com destaque para publicações em periódicos especializados nacionais e internacionais (Job, 2018).
Pesquisas dessa natureza podem contribuir para um melhor entendimento acerca da utilização do NVivo em estudos de Educação Física, possibilitando estabelecer tendências, lacunas e encaminhamentos. Cabe ressaltar que existe uma tendência atual de investigações mistas no campo acadêmico-científico, isto é, análise qualitativa aliada a estudos quantitativos. De acordo com Minayo (2010), tanto a abordagem qualitativa como a quantitativa têm sua função e adequação e ambas podem contribuir com resultados relevantes para a realidade social.
Diante desse contexto, a intenção deste estudo foi a de evidenciar informações sobre o panorama científico do software NVivo em Educação Física, trazendo discussões, tendências e a realização de novas pesquisas que possam contribuir no avanço da temática.
2.Metodologia
Este estudo é decorrente de uma pesquisa bibliométrica de natureza descritiva (Medeiros, 2019). Por se tratar de um estudo dessa natureza, a abordagem metodológica da pesquisa foi mista tendo em vista que os achados foram evidenciados por meio de gráficos, quadros, tabelas e análises textuais. Job (2018) menciona que existem diversas críticas às pesquisas que utilizam em suas investigações análise bibliométrica, exclusivamente com o prisma quantitativo, pois segundo este autor, a evidência por meio de números absolutos não elucida, não contribui, porque depende de esclarecimento, contextualização, interpretação, tendo-se o devido cuidado para não fazer comparações com áreas de conhecimento diferentes. A bibliometria aliada a práticas rigorosas e éticas recomenda-se uma análise qualitativa responsável (Job, 2018). Assim, consideramos na presente investigação a interlocução com a pesquisa qualitativa, pois tais resultados numéricos foram analisados a partir de inferências teóricas e subjetivas (Fonseca, 2009). Para realizar as análises quantitativas e qualitativas, utilizamos os softwares VOSViewer e NVivo, respetivamente.
A coleta foi realizada na base de dados Web of Science (WoS) por meio da seguinte estratégia de busca: "physical education" AND (nvivo or "NUD*IST"). A busca na referida base ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2023 e resultou em 60 trabalhos, sendo: 53 artigos, 5 artigos de revisão e 2 de conferência. Quanto ao período da coleta, utilizamos todo o recorte temporal disponibilizado pela base de dados, compreendendo o período de 2008 a 2022. Cabe ressaltar que a inclusão de todo esse período disponível, justifica-se pelo fato da inexistência de estudo bibliométrico sobre a temática em questão, possibilitando ter uma visão ampla das publicações ao longo período escolhido.
A escolha da referida base, deu-se, sobretudo, pelo fato de ser uma plataforma de grande abrangência internacional de trabalhos científicos. Ademais, pelo fato dela conter uma gama de ferramentas para o tratamento e análise dos dados bibliométricos (Martens, Brones & de Carvalho, 2013).
Como critério de inclusão, os artigos deveriam ter sido publicados em idioma português, espanhol e inglês, envolvendo a temática “Educação Física e o uso do software NVivo”. Foram excluídos da seleção, teses, dissertações, monografias, livros e capítulos de livros, editoriais, resumos e manuscritos duplicados que não contemplassem os critérios de inclusão.
Após a extração de dados na Web of Science, utilizamos o software Zotero para gerenciar e organizar os documentos que seriam analisados para a análise dos artigos selecionados. Em seguida, foi gerado um relatório dos artigos previamente selecionados e importados para o software NVivo (versão Release 1). Isso favoreceu a sistematização da análise dos documentos e a extração de dados relevantes com o intuito de análises qualitativas e quantitativas. Além disso, o software NVivo contribuiu para a elaboração de relatórios e tabelas, gerando assim os principais resultados das codificações. Em seguida, após a organização dos manuscritos e da criação de “casos”, exploramos e refinamos as informações que foram extraídas na base de dados Web of Science. Por sua vez, foram realizadas análises de clusters usando o software VOSviewer (versão 1.6.18) com o intuito de identificar diferentes agrupamentos distinguíveis entre si por cores, denominados clusters (Van Eck & Waltman, 2010). O VOSviewer possibilitou a elaboração da rede de coautoria de países, buscando identificar os países que mais colaboraram conjuntamente para estudar o tema Educação Física e o uso do NVivo. Para esta análise, adotamos como parâmetros o número mínimo de 3 publicações por país, obtendo, desta forma, o resultado de 10 países distribuídos em 3 clusters, diferenciados por suas cores. Ao verificarmos a rede de coautoria entre os países o intuito foi apresentá-los à rede de países que mais colaboraram e contribuem conjuntamente para o tema analisado.
Outro aspeto abordado foram as relações existentes entre os autores (coautoria). Para este estudo, consideramos as relações limitadas até 25 autores por artigo e a redução dos primeiros nomes dos autores para iniciais, com um número mínimo de um artigo por autor, totalizando 5 clusters com 23 autores. Esse tipo de análise nos permite vislumbrar os principais autores que têm se dedicado ao tema em voga.
Por último foi realizada a verificação da coocorrência de palavras-chaves citadas pelos autores. Nesse processo selecionamos, pelo menos, que a mesma palavra-chave tenha sido citada três vezes. Ao todo chegamos em 25 termos-chave e um conjunto de cinco clusters. Desta forma, pôde-se identificar quais temas geralmente são abordados pelos artigos.
3.Resultados e Discussão
Os resultados deste estudo têm como propósito apresentar um panorama acerca da produção acadêmica relacionada ao NVivo em pesquisa qualitativa em Educação Física na base de dados Web of Science. Em seguida, serão apresentados os resultados de acordo com as categorias evidenciadas na análise.
3.1 Distribuição das publicações por ano e idiomas
Na Figura 1 é apresentado a distribuição das publicações por ano. Os 60 artigos analisados estão distribuídos entre 3 idiomas a saber: 43 publicações em inglês, 9 em espanhol e 8 em português. Acredita-se que isso evidencia uma provável estratégia dos autores em alcançarem uma maior audiência usando o Inglês como o idioma principal em detrimento dos outros dois idiomas. Por sua vez, o que se percebe é que a temática Educação Física combinada com a abordagem de pesquisa qualitativa usando o software NVivo está com uma tendência de crescimento para os próximos anos.
3.2 Produtividade e distribuição das publicações por países
Na Figura 2 é apresentado a relação de instituições mais recorrentes nas publicações, evidenciado por cores e uma distribuição de, no mínimo três publicações por país. Ao todo foram 96 instituições cadastradas que estão atreladas às publicações, porém foi demarcado apenas os dez países que mais publicaram sobre o tema. No que diz respeito à distribuição de publicações por países, os dados expõem que existe uma predominância na produção científica na Espanha, que detém 17,7% do total produzido no campo, seguido do Brasil (10,4%), Estados Unidos (9,4%), destacando-se os três países que mais se destacaram em publicações.
Ainda em relação aos países, o que se percebeu foi um agrupamento de nove países em três clusters, a saber: Cluster 1: Brasil, Chile, Portugal e Espanha; Cluster 2: Austrália, Canadá e Nova Zelândia; Cluster 3: Reino Unido e Estados Unidos da América. Ao mesmo tempo que se percebe uma aproximação dos Clusters 1 e 3 voltado para as publicações mais recentes, o cluster 2 é evidenciado pelas publicações entre 2014 e 2016 (veja Figura 3).
3.3 Rede de associações entre autores de artigos
Os 60 artigos analisados foram escritos por 167 autores. Destes, foram selecionados cinco clusters, com 23 autores em destaque e 58 ligações de coautoria. Na Tabela 1 são apresentados a relação dos cinco clusters com a distribuição dos 23 autores mais presentes nas publicações analisadas.
Na figura 4, evidenciamos 5 clusters de coautoria. Destacam-se como maior grau na rede de coautoria, os seguintes autores: Gelcemar Oliveira Farias da Universidade Estadual de Santa Catarina (com quatro artigos); Arestides Pereira da Silva Júnior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (com três artigos) e Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira da Universidade Estadual de Maringá (com dois artigos). Os três autores das referidas universidades citadas tiveram uma grande rede de colaboração sobre a temática Educação Física e uso do NVivo. Todos eles atuam em universidades do mesmo país.
3.4 Principais temas evocados pelos autores
Na figura 5, evidenciamos as palavras-chave mais citadas pelos diferentes autores, totalizando quatro clusters. Cabe mencionar que quanto mais vezes uma palavra-chave aparece nos artigos analisados, maior será o destaque nos clusters. Desse modo, os termos que aparecem na cor vermelha são os mais destacados, seguidos pelas palavras-chave nas cores azul, verde e amarela.
Dentre as palavras-chaves que mais se destacaram, a palavra-chave “physical education” apareceu 23 vezes, seguido de “teacher training” (quatro vezes). Depois temos uma sequência de palavras-chaves que aparecem três ou duas vezes. Na Tabela 2 aparecem o restante das palavras-chaves mais citadas pelos autores.
Na Tabela 2 são apresentados a relação dos cinco clusters com a distribuição dos 25 palavras-chaves mais presentes nas publicações analisadas.
4.Considerações Finais
O presente artigo teve como propósito analisar a ocorrência do software NVivo em pesquisas em Educação Física. As análises nesta pesquisa nos permitiram evidenciar que estudos com esse software ainda tem pouca ocorrência na área, embora esteja em expansão. A presente pesquisa fez um mapeamento do conhecimento sobre a incidência do software NVivo em pesquisa na Educação Física. Nesse contexto expomos um panorama geral acerca dessa temática, contribuindo assim como ponto de partida para futuras pesquisas nessa área e para o despertar de futuras investigações com a utilização desse software para apoiar investigações qualitativas na Educação Física.
Os resultados evidenciaram um crescimento de pesquisas qualitativas em Educação Física com a utilização do software NVivo. No entanto, consideramos pelo recorte temporal da presente pesquisa na WoS, base de dados internacional, o número de 60 registros nos pareceu abaixo do esperado, tendo em vista que este software já é bastante utilizado em outras áreas do conhecimento, como, por exemplo na Educação ou na área de administração. Há uma prevalência de publicações da Espanha, Brasil e EUA, com destaque para três pesquisadores brasileiros em redes de colaboração do conhecimento com outros autores no tema em questão. Ademais, o inglês foi o idioma com maior número de registros nos artigos encontrados, seguido do idioma espanhol e do idioma português.
Nesse sentido, consideramos que esse é um tema emergente para a área e destacamos o grande potencial que a Educação Física tem para utilizar o NVivo em pesquisas qualitativas. Mozzato et al. (2016) destacam que esse software pode auxiliar os pesquisadores em todo o percurso da pesquisa, especialmente na sistematização e definição das categorias e subcategorias de análise. Além disso, Mozzato et al. (2016) afirmam ainda que, o NVivo permite uma maior exploração de múltiplas fontes e um maior rigor metodológico.
Finalmente, constatamos que a representatividade do Brasil como o segundo país que mais produz artigos nessa temática, com produções recentes sobre o assunto e que, consequentemente, há três universidades brasileiras que mais tem produzido sobre o assunto consultado.