SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número176Quando a escola é uma opção: relação com a escola e relação com os saberes em MarrocosO que as famílias fazem à escola... pistas para um debate índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

NOGUEIRA, Maria Alice. La relation famille-école dans la contemporanéité: phénomène social/interrogations sociologiques. Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.563-578. ISSN 0003-2573.

L’article traite de l’apparition d’un nouvel objet d’analyse dans la sociologie de l’éducation et des nouveaux processus sociaux qui engagent la relation entre familles usagères et institution scolaire. La première partie aborde le développement des problématiques sociologiques et les nouvelles tendances dans le traitement de la question. La deuxième examine les modifications subies par la famille et par le système scolaire contemporain en ce qui concerne leur relation mutuelle. Pour terminer, l’article signale les grandes tendances qui s’ébauchent dans le panorama des interactions entre parents et école.

Palavras-chave : Sociologia da educação; Família; Educação; Educação escolar; Escola; Sistema escolar.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons