SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue176Contemporary family-school relationships: social phenomenon/sociological interrogationsPatterns of reflexivity in the media: preliminary data author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

ALMEIDA, Ana Nunes de. O que as famílias fazem à escola... pistas para um debate. Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.579-593. ISSN 0003-2573.

Este texto apresenta um olhar sobre as cumplicidades entre família e escola - as duas agências educativas, por excelência, das sociedades contemporâneas. E discute, acentuando analiticamente um dos seus sentidos, a relação entre ambas. Se se admite que a família como lugar de trabalho educativo tem estado arredada do campo (teórico e empírico) da sociologia da educação, e enquanto se assinala e lamenta, ao mesmo tempo, a sua demissão e perda de funções educativas em prol da escola, pretende-se aqui revigorar, ao contrário, a tese da cumplicidade histórica efectiva entre as realidades e as representações da família e da escola modernas, mas sobretudo defender a ideia de que «a família está dentro da escola». Acentuando unilateralmente o protagonismo do espaço familiar, propomo-nos demonstrar e ilustrar como a escola é profundamente tributária das heranças (desiguais) que a família transmite, da socialização familiar que se faz antes e fora e apesar dela, da gestão que as famílias fazem do campo escolar.

Keywords : Família; Escola; Sociologia da educação; Sistemas de ensino; Portugal; Trajectórias escolares; Profissionalização; Percursos escolares.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License