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Análise Social

versión impresa ISSN 0003-2573

Resumen

HAECHT, Anne van. Que modelos de socialização escolar e profissional hoje? Entre o esquecimento da história e o optimismo retórico . Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.651-660. ISSN 0003-2573.

Uma sociologia crítica dos discursos políticos sobre o ensino, transnacionais e nacionais, influenciados pela terceira via (o Estado social activo) é mobilizada para examinar, através da noção de «educação ao longo da vida», uma construção política da socialização. Num contexto de políticas que apregoam uma nova forma de governo e o recurso ao exame de peritos para avaliar os sistemas de ensino, o discurso político conjuga optimismo acrítico e esquecimento histórico. A análise privilegia, através da definição construtivista de socialização, o momento do social objectivado (estruturas institucionalizadas e dispositivos de socialização) e prende-se ao enraizamento histórico desta «educação ao longo da vida».

Palabras clave : Socialização escolar; Políticas educativas; Sistemas de ensino; Portugal; Educação ao longo da vida.

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