SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número176Escola pública como «arena» política: contexto e ambivalências da socialização política escolarDesigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Social

versión impresa ISSN 0003-2573

Resumen

PAYET, Jean-Paul. A escola e a modernidade: o risco da etnicidade, o desafio da pluralidade . Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.681-694. ISSN 0003-2573.

Um dos maiores riscos que ameaçam as nossas sociedades contemporâneas é a «etnicização» das relações sociais. Este artigo examina, a partir do caso francês, o papel da escola no agravamento dos processos de segregação étnica e da banalização da violência. Dando conta do logro do modelo republicano, este artigo tenta desenhar os contornos de uma escola da modernidade, apta a assumir uma missão política e moral: a de formar os cidadãos de um mundo pluralista.

Palabras clave : Segregação étnica; Escola; Exclusão social; Exclusão étnica.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons