SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número176Escola pública como «arena» política: contexto e ambivalências da socialização política escolarDesigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

PAYET, Jean-Paul. A escola e a modernidade: o risco da etnicidade, o desafio da pluralidade . Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.681-694. ISSN 0003-2573.

Um dos maiores riscos que ameaçam as nossas sociedades contemporâneas é a «etnicização» das relações sociais. Este artigo examina, a partir do caso francês, o papel da escola no agravamento dos processos de segregação étnica e da banalização da violência. Dando conta do logro do modelo republicano, este artigo tenta desenhar os contornos de uma escola da modernidade, apta a assumir uma missão política e moral: a de formar os cidadãos de um mundo pluralista.

Palavras-chave : Segregação étnica; Escola; Exclusão social; Exclusão étnica.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons