SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue179Playing the post-Fordist game in/to the Far East: the footballisation of China, Japan and South Korea«Not for sale»? The destruction and reformation of football communities in the Glazer take-over of Manchester United author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

COELHO, João Nuno  and  TIESLER, Nina Clara. O paradoxo do jogo português: a omnipresença do futebol e a ausência de espectadores dos estádios. Anál. Social [online]. 2006, n.179, pp.519-551. ISSN 0003-2573.

O futebol é, sem dúvida, um fenómeno omnipresente na vida portuguesa. Pode mesmo falar-se de «futebolização» da sociedade portuguesa, mas, paradoxalmente, a profunda centralidade social do futebol em Portugal coexiste com uma realidade oposta: os níveis de assistência aos jogos «ao vivo» surpreendentemente baixos. Neste artigo destacam-se e analisam-se algumas das particularidades da formação social do futebol em Portugal, exactamente a partir daquelas realidades aparentemente paradoxais. Debruçando-se sobre dados acerca das assistências nos estádios desde os anos 1980, os autores desenvolvem seis factores/argumentos que poderão ajudar a explicar este paradoxo do jogo português, concluindo que as duas realidades em questão não são completamente contraditórias e que, em certa medida, acabam por se determinar mutuamente.

Keywords : Futebol; Portugal.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License