Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Social
versión impresa ISSN 0003-2573
Resumen
BANDEIRA, Mário Leston. Demografia escolar e análise longitudinal: escolarização e escolaridade de coortes de alunos dos ensinos básico e secundário. Anál. Social [online]. 2007, n.183, pp.515-538. ISSN 0003-2573.
Sendo, em aspectos essenciais, similares aos fenómenos demográficos, os fenómenos escolares podem e devem ser estudados mediante técnicas idênticas às da análise demográfica. Em particular, a análise longitudinal da escolarização e da escolaridade permite reconstituir a história de coortes escolares e, desse modo, contribuir para um conhecimento mais fundamentado do desempenho e do insucesso escolares. Este texto apresenta propostas metodológicas no âmbito da demografia escolar, as quais são exemplificadas com a reconstituição da escolarização da geração de 1981 e da escolaridade da promoção de alunos matriculados em 1993-1994 no 7.º ano de escolaridade.
Palabras clave : tábua de escolarização; tábua de escolaridade; fluxos escolares; insucesso escolar; demografia escolar.