SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue188Ao serviço do líder: as campanhas eleitorais do Partido SocialistaA direita radical na Universidade de Coimbra (1945-1974) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

GRAMACHO, Wladimir. Popularidade e economia no semipresidencialismo português. Anál. Social [online]. 2008, n.188, pp.531-550. ISSN 0003-2573.

Este artigo analisa a aplicação da função castigo-recompensa em relação à popularidade do presidente e do primeiro-ministro em Portugal no Inverno de 2006. A teoria do voto económico considera que o contexto institucional dos cidadãos pode dificultar a imputação de responsabilidades pelo desempenho económico do governo. Ao contrário do que sugeriram trabalhos anteriores, este estudo mostra que o semipresidencialismo português não parece impor barreiras a que os portugueses castiguem o governo (e não o presidente) pelas más condições económicas.

Keywords : voto económico; popularidade; semipresidencialismo; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License