SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue205Neuroscience and the dialectics of history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

LANDEMORE, Hélène  and  MERCIER, Hugo. Resolução de diferenças com os outros através do diálogo vs. deliberação interna e a lei de polarização do grupo: Algumas implicações da teoria argumentativa do pensamento na democracia deliberativa. Anál. Social [online]. 2012, n.205, pp.910-934. ISSN 0003-2573.

Este artigo defende que uma nova teoria psicológica - a teoria argumentativa do pensamento - fornece uma base teórica ao ideal discursivo e dialógico da deliberação democrática. Converge, em particular, com as previsões dos democratas deliberativos acerca das propriedades epistémicas positivas da resolução de diferenças através do diálogo. O presente artigo considera ainda duas objeções importantes à deliberação democrática: em primeiro lugar, que a “deliberação interna”, mais do que a deliberação com outros, tem uma maior responsabilidade em termos da alteração das ideias dos indivíduos; e, em segundo lugar, que a chamada «lei de polarização do grupo» coloca sérias dúvidas acerca do valor da deliberação democrática e, de uma forma mais geral, acerca do ideal da democracia deliberativa.

Keywords : democracia deliberativa; teoria argumentativa do pensamento; democracia epistémica; lei de polarização do grupo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License