SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número205A neurociência e a dialética da História índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

LANDEMORE, Hélène  e  MERCIER, Hugo. Resolução de diferenças com os outros através do diálogo vs. deliberação interna e a lei de polarização do grupo: Algumas implicações da teoria argumentativa do pensamento na democracia deliberativa. Anál. Social [online]. 2012, n.205, pp.910-934. ISSN 0003-2573.

Este artigo defende que uma nova teoria psicológica - a teoria argumentativa do pensamento - fornece uma base teórica ao ideal discursivo e dialógico da deliberação democrática. Converge, em particular, com as previsões dos democratas deliberativos acerca das propriedades epistémicas positivas da resolução de diferenças através do diálogo. O presente artigo considera ainda duas objeções importantes à deliberação democrática: em primeiro lugar, que a “deliberação interna”, mais do que a deliberação com outros, tem uma maior responsabilidade em termos da alteração das ideias dos indivíduos; e, em segundo lugar, que a chamada «lei de polarização do grupo» coloca sérias dúvidas acerca do valor da deliberação democrática e, de uma forma mais geral, acerca do ideal da democracia deliberativa.

Palavras-chave : democracia deliberativa; teoria argumentativa do pensamento; democracia epistémica; lei de polarização do grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons