SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue213When the “Oporto public” goes to Lisbon: anatomy of a performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

MARKUSEN, Ann  and  BROWN, Alan. Da audiência aos públicos participantes: novas formas de pensar as artes performativas. Anál. Social [online]. 2014, n.213, pp.866-883. ISSN 0003-2573.

Enfrentando “muitos lugares vazios” e uma demografia em transformação, os teatros lutam para preservar os seus públicos, embora as suas estratégias de marketing e captação de audiências falhem frequentemente. Os nossos estudos sobre participação revelam que os espetadores de teatro valorizam crescentemente as salas de espetáculo, e não apenas as performances, desafiando os proprietários e diretores a adotar uma atitude curatorial relativamente aos espaços de apresentação, tornando-os parte da sua oferta. Os espetadores procuram também um envolvimento ativo na criação e expressão artísticas, inclusive na co-curadoria. No entanto, as produções teatrais permanecem profundamente ligadas às convenções artísticas euro-americanas, fazendo raramente eco das classes trabalhadoras, das culturas raciais, étnicas e da juventude. As mais recentes decisões relativas à ­construção ou renovação de grandes salas de espetáculo dedicadas às artes performativas nos Estados Unidos e no Reino Unido têm levado em conta estas novas sensibilidades de diversas maneiras.

Keywords : teatro; participação; co-curadoria; instituições culturais estratégicas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License