SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número213Quando os “públicos do Porto” vão a Lisboa: anatomia de uma performance índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

MARKUSEN, Ann  e  BROWN, Alan. Da audiência aos públicos participantes: novas formas de pensar as artes performativas. Anál. Social [online]. 2014, n.213, pp.866-883. ISSN 0003-2573.

Enfrentando “muitos lugares vazios” e uma demografia em transformação, os teatros lutam para preservar os seus públicos, embora as suas estratégias de marketing e captação de audiências falhem frequentemente. Os nossos estudos sobre participação revelam que os espetadores de teatro valorizam crescentemente as salas de espetáculo, e não apenas as performances, desafiando os proprietários e diretores a adotar uma atitude curatorial relativamente aos espaços de apresentação, tornando-os parte da sua oferta. Os espetadores procuram também um envolvimento ativo na criação e expressão artísticas, inclusive na co-curadoria. No entanto, as produções teatrais permanecem profundamente ligadas às convenções artísticas euro-americanas, fazendo raramente eco das classes trabalhadoras, das culturas raciais, étnicas e da juventude. As mais recentes decisões relativas à ­construção ou renovação de grandes salas de espetáculo dedicadas às artes performativas nos Estados Unidos e no Reino Unido têm levado em conta estas novas sensibilidades de diversas maneiras.

Palavras-chave : teatro; participação; co-curadoria; instituições culturais estratégicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons